Mesmo com a janela de transferências fechada, o mercado do futebol brasileiro anda agitado nos últimos dias. Isso porque, no sábado (15), o Cruzeiro anunciou um acordo com o atacante Dudu, do Palmeiras. O fato surpreendeu o mundo da bola, visto que as tratativas entre os clubes e o atleta não era de conhecimento público. Porém, de lá pra cá, já ocorreram algumas reviravoltas, especialmente pelo lado do atleta, que, de acordo com o portal ge.globo, no dia seguinte, expressou o desejo em permanecer no Palmeiras.
Entenda o Caso Dudu
O anúncio do Cruzeiro no sábado sobre o acordo firmado para a contratação de Dudu incomodou muito a torcida do Palmeiras, onde é ídolo. Isso se explica tanto pelo interesse do atacante de 32 anos de idade em atuar por outra equipe no Brasil, quanto pela decisão do clube paulista de aceitar uma proposta de 4 milhões de dólares (R$ 21,4 milhões), distante da multa rescisória do jogador. Além disso, dias antes, o técnico Abel Ferreira havia dito que vetou novas saídas no elenco.
Dudu quer deixar o Palmeiras?
Dudu está sem atuar desde agosto do ano passado, devido a uma lesão. Ele voltou a ficar à disposição de Abel no início deste mês. De acordo com a informação do ge.globo, dois foram os principais motivos que teriam levado o jogador a abrir negociações com o Cruzeiro e aceitar a proposta. Primeiro por conta da oportunidade de um último "grande contrato" na carreira. Segundo, pela incerteza de sua utilização como protagonista sob comando de Abel Ferreira em 2024.
O que diz o Palmeiras
Na manhã de domingo (16), mesmo sem citar o Cruzeiro, o Palmeiras se manifestou por meio de suas redes sociais, comunicando que Dudu se apresentou para o treino do dia e que o atleta tem contrato com o clube até o fim de 2025. O clube explicou que, a pedido do departamento de futebol, Dudu não foi relacionado para o jogo desta segunda-feira (17), contra o Atlético-MG, em Minas Gerais.
Na manhã desta segunda (17), Leila Pereira, presidente do Palmeiras, pronunciou-se sobre a situação. Em entrevista ao SporTV, ela confirmou que Dudu pediu para sair e afirmou que espera que o atleta" honre o compromisso" e assine contrato com o clube mineiro. De acordo com Leila, o jogador teria comunicado, há cerca de 20 dias, que Cruzeiro havia feito uma proposta por ele.
O que diz o Cruzeiro
Após o anúncio no sábado, o Cruzeiro aguarda o posicionamento de Dudu e seu estafe. No comunicado inicial, a Raposa argumentou que esperava o atleta no início desta semana para a realização de exames e assinatura final do contrato. Ainda que diversas fontes tenham noticiado que o atacante estaria repensando a decisão e planeja seguir no Palmeiras, o time mineiro mantém a confiança na contratação do jogador.
Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro, alega que foi o próprio jogador quem procurou a equipe, há algumas semanas. O dirigente ainda reforçou isso na manhã de segunda-feira, quando foi entrevistado pelo programa Redação SporTV, revelando que conversou por telefone com Dudu, no domingo (16), e não foi comunicado sobre a desistência. Segundo ele, os agentes do atacante pediram, desde o início, que o Cruzeiro não retirasse a proposta, que teve aval do jogador.