A instabilidade que marcou o início da manhã deste domingo (23) não impediu que milhares de atletas se reunissem na Rótula das Cuias, em Porto Alegre, para a primeira etapa do Circuito Poa Day Run. A abertura do lounge do evento ocorreu a partir das 6h45min, e a largada das provas com percursos de três, cinco e 10 quilômetros, foi às 8h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), este é o primeiro evento esportivo amador que ocorre na Capital desde a enchente que afetou o Estado em maio. A corrida estava marcada para o mês passado e precisou ser adiada, em função da tragédia.
A organização do evento informou que 4,2 mil atletas inscreveram-se para participar da corrida. Para a prova kids, que tem um percurso de até 400 metros, cerca de 150 crianças foram inscritas. O ranking completo pode ser conferido aqui.
- Procuramos estimular a prática de exercícios regulares e atividades ao ar livre como forma de manter a mente e o corpo em dia. Promover a saúde por meio de hábitos esportivos faz parte do nosso propósito de cuidar das pessoas - destaca Melina Schuch, superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, patrocinador do evento há mais de 15 edições.
A segunda etapa do Poa Day Run está marcada para 18 de agosto e contará com percursos de três, cinco, oito e 16 quilômetros.
Trânsito
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os participantes estão percorrendo o trecho Centro-bairro da Avenida Edvaldo Pereira Paiva — que já é reservado como área de lazer aos domingos —, desde a rótula da Avenida Loureiro da Silva até o Viaduto Abdias do Nascimento. Ou seja, não há bloqueios específicos no trânsito em função da corrida.
Na prática, como ocorre em todos os domingos, os motoristas vindos do sentido bairro-Centro, que trafegam a partir da Avenida Pinheiro Borda, seguem em direção ao Centro Histórico pela Avenida Padre Cacique. Já no sentido centro-bairro, quem trafega pela Avenida Mauá em direção à zona sul da Capital deve seguir pela Avenida Loureiro da Silva até a Rua Antônio Kliger Filho, na Praça dos Açorianos, para acessar a Avenida Borges de Medeiros.