Campeão olímpico no vôlei masculino na Olimpíada de Barcelona, em 1992, André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, morreu nesta sexta-feira (7) aos 59 anos. Ele foi vítima de complicações pulmonares surgidas após a realização de quimioterapia. As informações são do ge.globo.
O ex-oposto tratava um linfoma (câncer do sistema linfático) e estava internado na UTI do Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, desde março. Pampa foi reserva de Marcelo Negrão no time que encantou o mundo na Espanha e conquistou a medalha de ouro.
Natural de Recife, jogou em diversos clubes do Brasil, como Palmeiras e Suzano, e do Exterior, casos da Lazio e do Napoli.
Pampa também disputou a Olimpíada de Seul, em 1988. Depois de se aposentar, se dedicou à administração pública e à política.
A situação de saúde gerou comoção de colegas da equipe vitoriosa de 1992, que se mobilizaram para viabilizar a transferência a São Paulo.
Antes de ser levado para a capital paulista, Pampa estava sendo tratado em um hospital de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que não reunia todas as condições necessárias para o tratamento adequado.