Com o 18º título conquistado na noite desta segunda-feira (17), Boston Celtics é a franquia com mais títulos na história da NBA, superando o maior rival, Los Angeles Lakers, com 17 títulos. Em um TD Garden lotado, os celtas venceram o Dallas Mavericks por 106 a 88 e isolaram-se no topo da lista de campeões da principal liga de basquete do mundo.
Jaylen Brown foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) das finais. Ele teve média de 20,8 pontos, 5,4 rebotes e cinco assistências nos cinco jogos da final.
— Foi um esforço de toda a equipe e compartilho isso com meus irmãos e meu parceiro, Jayson Tatum, que sempre esteve comigo. Então compartilhamos isso juntos — disse, ao receber o troféu sob aplausos do TD Garden.
O título desta segunda é a consolidação de uma campanha brilhante na temporada. O Boston Celtics teve a melhor campanha da temporada regular da NBA. Nos playoffs, mostrou sua força, com apenas três derrotas na trajetória — Miami Heat, na primeira rodada do mata-mata, Cleveland Cavaliers, na segunda rodada, e, por fim, na final contra o Mavericks.
Se alguém imaginava um jogo tenso para o time da casa, não foi o que se viu em quadra. O controle desde os primeiros momentos foi da equipe do Boston Celtics. As parciais dos quartos mostram isso: 28 a 18, 39 a 28, 19 a 21 e 20 a 21.