A festa de abertura da Copa América começou com o reggaeton do colombiano Feid, mas a noite terminou ao som do velho tango argentino. Os atuais campeões mundiais venceram o Canadá por 2 a 0 no pelo Grupo A, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, na Geórgia, nos Estados Unidos. O jogo abriu a 48ª edição da competição de seleções mais antiga do planeta.
Foi um duelo de times compactos em que os poucos espaços abertos foram quase fatais. "Quase" porque, apesar das chances claras para ambos, a primeira etapa terminou sem gols.
Com um trio de ataque dar inveja, a Argentina assustou mais. Aos oito minutos, Di María ficou cara a cara com Crépeau em contra-ataque. A finalização parou na perna do goleiro. Ao lado de Messi, o camisa 11 foi quem mais preocupou a defesa adversária.
Aos 29 minutos e com a velocidade argentina reduzida, o Canadá teve a primeira oportunidade de marcar, com Davies, que desperdiçou. A resposta veio aos 38, com Mac Allister. O volante adentrou a área e arriscou de cabeça. Crépeau pegou.
Emiliano Martínez fez grande defesa em cabeçada de Eustáquio, aos 42. Na sequência, Davies pegou a sobra, mas chutou para fora.
Sem respiro
O gol que não saiu no primeiro tempo voltou do vestiário com a Argentina. Messi experimentou passe nas costas da defesa, e Mac Allister dividiu com Crépeau. A bola respingou para Julián Álvarez, que não perdoou: 1 a 0 para os "hermanos", aos 3 minutos da etapa final.
Messi perdeu a chance de deixar a sua assinatura aos 19. Em lançamento direto de Emiliano Martínez, o camisa 10 invadiu a área com liberdade. Crépeau pegou. Como a bola procura quem os craques, ela voltou para Messi, que driblou goleiro e marcador e tentou encobri-los. A bola desviou em Cornélius e não entrou.
Aos 33, outro gol desperdiçado. Em novo lançamento, Messi mostrou fôlego e entrou na área de frente com Crépeau. Em mais uma tentativa de "cavadinha", nada feito.
A linha adiantada da defesa canadense também deixou Lautaro Martínez em liberdade para marcar, aos 37. Adivinhe: Crépeau pegou.
Messi não fez o dele. O gênio queria mesmo era ser o garçom da festa de abertura da Copa América. Aos 42 minutos, fez passe vertical que encontrou Lautaro Martínez. Substituto de Julián Álvarez no segundo tempo, o centroavante apenas complementou para ampliar o placar.
Também pelo Grupo A, Peru e Chile se enfrentam nesta sexta-feira (21), às 21h, em Dallas. O Canadá volta a campo na terça-feira (25), às 19h, e encara o Peru, em Kansas City, pela segunda rodada. Já a Argentina enfrenta o Chile no mesmo dia, às 22h, em Nova Jersey.
O Brasil estreia na Copa América na segunda-feira (24), às 22h, diante da Costa Rica, pelo Grupo D.
Recorde
A primeira partida da Copa América de 2024 levou Lionel Messi a mais uma recorde. O craque argentino se tornou o jogador com mais jogos na história da competição: 35 partidas em sete edições. Ele superou a marca do goleiro chileno Sergio Livingstone, que alcançou 34 partidas em 1953.
Messi estreou na Copa América aos 20 anos, na edição de 2007, quando a Argentina perdeu para o Brasil por 3 a 0 na final. Foram três vice-campeonatos (2007, 2015 e 2016), um terceiro lugar (2019) e o título em 2021, além de ter chegado às quartas de final em 2011.