Dois jogos do Grupo A abriram a segunda rodada da 48ª Copa América nesta terça-feira (25), nos Estados Unidos. Primeiro, o Canadá venceu o Peru por 1 a 0 no Children’s Mercy Park, em Kansas City, e assumiu a segunda posição da chave. Mais tarde, a líder Argentina derrotou o Chile no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pelo mesmo placar e ficou com uma das vagas para as quartas de final.
Nesta quarta-feira (26), será a vez dos times do Grupo B voltarem a jogar. Equador e Jamaica se enfrentam em Las Vegas, às 19h. As duas seleções perderam na rodada inicial. Com três pontos casa, Venezuela e México se enfrentam às 22h, em Los Angeles.
Vitória histórica
A vitória diante do Peru foi a primeira da história do Canadá em uma Copa América. Isso porque o país conquistou vaga inédita na competição neste ano e, na primeira rodada, foi derrotado pela Argentina por 2 a 0.
O gol do triunfo canadense saiu aos 28 minutos do segundo tempo. Jonathan David balançou as redes após receber passe de Shaffelburg em contra-ataque fulminante. Com um a menos desde os 13 da etapa final, após a expulsão do zagueiro Miguel Araujo, os peruanos não tiveram forças para reagir.
Dependendo apenas de si para classificar, o Canadá encara o Chile, em Orlando. Quarto colocado, com apenas um ponto, o Peru joga com a Argentina, em Miami. Ambas as partidas ocorrem no sábado (29), às 21h.
Classificação argentina
A falta de pontaria nas finalizações indicava que a noite encerraria sem gols no duelo entre Chile e Argentina. Contudo, pouco depois de Lionel Messi quase marcar um gol olímpico, Lautaro Martínez aproveitou a bola que sobrou na área para garantir o único gol da partida, a três minutos do final.
Apesar da superioridade técnica e do maior volume de jogo, a vitória argentina também passou pelo goleiro Emiliano Martínez. O arqueiro fez ao menos duas grandes defesas na reta final do confronto para bloquear os chutes do volante chileno Echeverría. Lautaro Martínez ainda desperdiçou o segundo gol nos acréscimos e parou na defesa de Bravo.
Com o resultado, a Argentina está classificada para as quartas de final da Copa América. Já o Chile precisa vencer o Canadá na terceira rodada para ter chances de avançar à fase eliminatória.