Uma das grandes candidatas ao título de Roland Garros, a bielorrussa Aryna Sabalenka avançou à terceira rodada ao vencer com tranquilidade a japonesa Moyuka Uchijima, 83ª do mundo, nesta quinta-feira (30). A vice-líder do ranking fechou o jogo em 2 sets a 0, com um duplo 6/2, em pouco mais de uma hora.
Semifinalista em Paris no ano passado, a jogadora de 26 anos é apontada como a grande ameaça ao tetracampeonato da polonesa Iga Swiatek, que a derrotou na final dos torneios WTA 1000 de Madri e Roma deste ano e que serviram como preparação para o Aberto da França, onde até o momento ela cedeu apenas sete games em duas rodadas.
Como sempre muito agressiva em quadra, Sabalenka terminou com 25 bolas vencedoras contra dez de Uchijima. A bielorrussa se mostrou muito sólida, sem sofrer uma única quebra de serviço, salvando os quatro break points que a japonesa teve na partida.
A próxima adversária de Aryna Sabalenka será a espanhola Paula Badosa, ex-número 2 do mundo, que avançou ao bater a cazaque Yulia Putintseva (39ª) por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/1 e 7/5. Atual 139ª da classificação da WTA, a tenista da Espanha tem como melhor resultado em Paris as quartas de final em 2021, ano em que ganhou dois de seus três títulos no circuito.
Elas já se enfrentaram em seis oportunidades, com quatro vitórias de Sabalenka. No saibro são três partidas e a bielorrussa venceu todas.
* AFP