O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicou um vídeo no seu Instagram pedindo o adiamento do jogo entre Inter x Juventude, marcado para a noite desta quarta-feira (1º), no Beira-Rio. O motivo são as fortes chuvas que atingem o Estado desde o início da semana.
— Nós fizemos um pedido à Federação Gaúcha de Futebol e à CBF para o cancelamento do jogo. Não é o momento que a gente possa ter deslocamento de massas de pessoas para um jogo de futebol, numa situação crítica que o RS está precisando — postou na noite desta terça-feira (29).
Em seguida, Leite dissertou o porquê da solicitação pública realizada um dia antes do confronto.
— Nós do governo precisamos colocar todo o efetivo disponível para fazer resgates de vidas, e salvá-las em cidades inundadas, sofrendo com a crise. Esperamos que o pedido tenha o acolhimento. O jogo de futebol pode acontecer depois — relatou.
O governo gaúcho também soltou uma nota por volta das 21h30min sugerindo o adiamento do confronto. Confira na íntegra:
"O governo do Estado enviou ofício ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, sugerindo o adiamento do jogo Internacional e Juventude, programado para as 21h30min de quarta-feira (1/5), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A solicitação leva em conta o elevado volume de chuva previsto para as próximas horas em diferentes regiões do Estado.
Diante do cenário meteorológico, que pode resultar em prejuízos na infraestrutura, aumenta a insegurança no deslocamento de torcida da Serra para a Capital e mesmo em Porto Alegre, por conta de ruas e avenidas que podem ficar alagadas.
No ofício, assinado pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, é descrito que o Estado atravessa 'um momento delicado e que os recursos estão voltados para o atendimento e socorro dos atingidos pelo atual desastre natural e, nesse sentido, todos os esforços devem estar direcionados à proteção e bem-estar das pessoas'."