O Rio Grande do Sul vive um dos maiores desastres naturais de sua história. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba ultrapassou os 5 metros neste sábado (4), o que faz desta enchente a maior já registrada na Capital. Os efeitos da chuva causaram ao menos 56 mortes até o momento.
Inter e Grêmio têm campanhas em andamento para coleta de doações. Em meio às manifestações de apoio de outros clubes brasileiros, uma chamou atenção. O Athletic Club, de Minas Gerais, anunciou que a renda líquida da partida contra o ABC, neste domingo (5), será destinada para famílias atingidas pelas cheias. O jogo ocorrerá às 19h e será válido pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Ginásios cedidos na Capital
A Sogipa começou a receber desabrigados neste sábado. O espaço é para cerca de 300 pessoas, na Rua Barão do Cotegipe. O local precisa de doações de itens como materiais de higiene (pasta de dente, escova de dente, sabonete), colchões, roupas de cama, água mineral, leite, biscoitos, pratos e talheres descartáveis, massa e arroz. Um pix foi criado para receber contribuições: financeiro@sogipa.com.br.
O Grêmio Náutico União teve iniciativa semelhante. O ginásio da Ginástica Rítmica passou a abrigar pessoas, na chamada Sede Moinhos de Vento. Doações podem ser deixadas nas portarias das diferentes sedes do clube. São pedidos itens como alimentos não perecíveis, roupas, sapatos, colchões, cobertores, travesseiros e itens de higiene pessoal. Um pix também está disponível para doações financeiras: doacao@gnu.com.br.