Principal campeonato nacional de clubes do mundo, a Premier League pode abolir o VAR para a próxima temporada. No dia 6 de junho, os clubes ingleses irão votar uma em sua assembleia anual se querem a continuidade do árbitro de vídeo na competição.
O VAR começou a ser usado na Inglaterra em 2019. A sugestão para pôr fim ao árbitro de vídeo na Inglaterra partiu do Wolverhampton e precisa de voto de 14 dos 20 integrantes da competição para ser retirado de uso.
O Wolverhampton sustenta em seu pedido para retirada do VAR que a demora que a tecnologia causa ao jogo ajuda afastar os torcedores.
— São numerosas consequências negativas não intencionais que estão prejudicando a relação entre torcedores e o futebol. O preço que nós pagamos por um pequeno aumento na precisão (da arbitragem) está em desacordo com o espírito do nosso jogo — argumentou o clube, de acordo com a BBC.
As críticas ao VAR na Inglaterra aumentaram com erros na atual temporada. Em fevereiro, a Premier League admitiu que o árbitro de de vídeo estava “longe de estar bom”, mas prometeu ajustes para melhora.