O Brasil poderá ter até seis tenistas nas chaves masculina e feminina de Roland Garros. Até o momento, Bia Haddad Maia e Thiago Wild estão classificados para o segundo Grand Slam do ano, que começa no próximo domingo (26). Os dois principais jogadores do País poderão ganhar a companhia de outros quatro que, nesta quarta-feira (22), avançaram à rodada final do torneio de classificação.
Na chave masculina, Thiago Monteiro sofreu para derrotar o francês Valentin Royer, que é o número 200 do mundo. De virada, o cearense confirmou o favoritismo e fez 2 a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, após 1h52min de partida.
O próximo rival do 84º do ranking será o espanhol Daniel Rincón, que superou o tunisiano Aziz Dougaz, também de virada, parciais de 6/7 (6), 6/2 e 6/2. Quem vencer garantirá vaga na chave principal.
Felipe Meligeni teve vida mais tranquila para superar o tcheco Zdenek Kolar, 290º colocado na classificação da ATP, por 6/3 e 6/2 em apenas 58 minutos de jogo. Número 136 do mundo, o paulista precisa superar o português Jaime Faria, que eliminou o norte-americano Zachary Svajda por 7/6 e 6/1 para disputar Roland Garros pela primeira vez na carreira.
O primeiro a se classificar foi o paulista Gustavo Heide. Em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/3, ele bateu o chinês Bu Yunchaokete. Atual 174 do mundo, o tenista de 22 anos vai enfrentar, na rodada final, o italiano Matteo Gigante, que passou pelo tcheco Dalibor Svrcina por 2 a 1, parciais de 4/6 6/3 e 7/5.
Medalhista olímpica de bronze nas duplas em Tóquio-20, ouro em simples nos Jogos Pan-Americanos de 2023 e com vaga garantida nos Jogos de Paris, Laura Pigossi segue em busca de classificação para o terceiro Grand Slam de sua carreira. Nesta quarta, ela superou a polonesa Katarzyna Kawa por 6/2 e 6/3 em 1h22min de partida e também está a um triunfo da chave principal de Roland Garros.
Para entrar no torneio pela primeira vez na carreira, a paulista precisará derrotar a romena Cristina Dinu, que contou com o abandono da japonesa Mai Hontama, quando liderava o primeiro set em 5/2.