André Jardine, técnico com passagens por Inter e Grêmio, realizou um feito histórico no México. Na madrugada desta segunda-feira (27), ele comandou o América-MEX na conquista do Clausura 2024, após vitória de 1 a 0 em cima do Cruz Azul. Antes, a equipe do treinador gaúcho já tinha levado a taça do Apertura 2023. O clube não realizava a dobradinha de títulos nacionais há 35 anos.
— Foi uma grande noite. Um clássico com o Azteca lotado é sempre um prêmio ao futebol e a quem ama esse esporte. Nosso grupo merece, pelo trabalho duro que tem feito e pelos talentos que tem sido capaz de reunir — comemorou Jardine, que chegou ao México em 2022.
Como conquistou o Apertura e o Clausura da mesma temporada, o clube também confirma antecipadamente o título do torneio Campeão dos Campeões do México. A competição é tradicionalmente disputada entre os vencedores dos dois torneios, mas agora será realizado contra o Tigres, equipe que mais somou pontos nas competições, e terá caráter amistoso.
— Estamos fazendo história e não pensamos em parar. O futebol alegre, eficiente e ofensivo dá resultados e marca a memória das pessoas. Sabemos o quão difícil será para nos mantermos no topo, mas esse é o tipo do desafio que nos motiva a levantar cedo toda manhã — afirmou o brasileiro.
Além de trabalhar nas categorias de base de Inter e do Grêmio, Jardine também teve experiências fora do Rio Grande do Sul. O técnico trabalhou no São Paulo, tanto nas equipes de formação quanto no time principal, e treinou a seleção brasileira olímpica, pela qual foi campeão em Tóquio, no ano de 2021.