A polonesa Iga Swiatek, número um do mundo e campeã das duas últimas edições de Roland Garros, perdeu neste sábado (20) para a cazaque Elena Rybakina, quarta no ranking, nas semifinais do WTA 500 Stuttgart, na Alemanha. Este é o primeiro grande torneio no saibro da temporada.
Campeã de Wimbledon em 2022, Rybakina venceu em três sets (6/3, 4/6 e 6/3) uma partida acirrada que durou quase três horas. Essa foi a primeira derrota sofrida por Swiatek neste torneio no sudoeste da Alemanha, onde venceu as edições de 2022 e 2023.
A cazaque é uma das adversárias mais difíceis da polonesa, que só conseguiu vencê-la duas vezes em seis partidas. Rybakina havia eliminado Swiatek no ano passado, no Masters 1000 de Roma, no saibro, nas quartas de final, após o abandono da polonesa no terceiro set, e nas oitavas do Aberto da Austrália em 2023. Nesta temporada, a número 1 do ranking da WTA havia vencido a cazaque na final em Doha em quadra dura.
—Foi uma partida muito complicada. Meu saque me ajudou nos momentos difíceis. Estou muito feliz por ter vencido— declarou Rybakina depois de se classificar para a final.
Ela enfrentará na decisão a ucraniana Marta Kostyuk, de 21 anos e 27ª do mundo, que derrotou a tcheca Marketa Vondrousova, número 8 do mundo, em dois sets: 7/6 (2) e 6/2.
Depois de ter eliminado Coco Gauff, vencedora do US Open de 2023 e número 3 do mundo, nas quartas de final na sexta-feira (19), Marta Kostyuk derrotou outra vencedora de Grand Slam, Vondrousova, que foi campeã em Wimbledon em 2023.
Neste sábado também foram conhecidas as finalistas do torneio de duplas. A norueguesa Ulrikke Eikeri e a estoniana Ingrid Neel se classificaram sem entrar em quadra, após a desistência da tcheca Barbora Krejciková e da alemã Laura Siegemund, cabeças de chave número 2. Suas rivais na disputa do título serão a taiwanesa Chan Hao-Ching e a russa Veronika Kudermetova, que passaram pela norte-americana Bethanie Mattek-Sands e a chinesa Zhang Shuai por 6/4 e 6/3.
* AFP