Campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 com o Grêmio, Luan se encontra em uma situação não muito habitual para quem foi considerado Rei da América pelo jornal El País, do Uruguai, em 2017. O meia-atacante está sem time mais uma vez. Depois de acertar com o Vitória no começo do ano, o jogador teve seu contrato com o clube baiano rescindido nos últimos dias.
O meia de 31 anos havia sido contratado em 15 de janeiro, após quatro meses no Grêmio. O atleta fez seis jogos com a camisa do Vitória. Em cinco deles, entrou no segundo tempo. Em 188 minutos em campo, não fez gols. Contudo, colocou no currículo o campeonato baiano de 2024. Luan foi titular somente na partida com o Treze, pela oitava rodada da Copa do Nordeste, quando deu uma assistência na vitória por 3 a 0.
Apesar do histórico de indisciplina do jogador, principalmente no Corinthians, parece que o caso em Salvador foi diferente. Conforme Eduardo Serra, setorista do Vitória na Rádio Metrópole e no Canal Rubro Negro TV, a saída de Luan teve a ver com o desencaixe do jogador no time de Léo Condé.
— O que ajudou também foi que Luan recebeu propostas de dois clubes da Série B e isso o influenciou. Ele não estava satisfeito, porque aqui no Vitória não estava tendo muita oportunidade e é um jogador que nem se encaixa no esquema de Léo Condé. O treinador gosta de meias rápidos, de meias que distribuam o jogo de forma veloz e todos nós sabemos que Luan não é rápido, nunca foi — explica.
O próprio técnico do Leão baiano falou sobre a saída de Luan após o empate no clássico Ba-Vi no último domingo, quando as equipes empataram em 2 a 2 no Barradão.
— Foi decisão da diretoria. No dia a dia, muito ao contrário do que as pessoas falam do lado de fora, sempre foi profissional, chegou nos horários e trabalhou. A decisão de jogar ou não é minha e ele, infelizmente, é de uma posição que tem outros bons jogadores no elenco — afirmou Condé.
Ainda que não tenha sido punido por casos de indisciplina e tenha seguido todos os parâmetros e diretrizes do clube, chegando no horário nos treinamentos, Luan sofreu com uma denúncia de som alto por parte dos seus vizinhos em um condomínio em Salvador.
Conforme informações da imprensa baiana, Luan tem sondagens de dois clubes que atuam na Série B do Brasileirão. Um deles é o Mirassol, que ainda fará sua estreia na Segunda Divisão, e o outro é o Amazonas, de Adilson Batista, que perdeu para o Sport na abertura da competição.