O fim de semana foi de jogos decisivos pelos gramados do futebol brasileiro. No Rio Grande do Sul, o Grêmio conquistou o heptacampeonato ao superar o Juventude.
Além da decisão gaúcha, outros 14 Estados conheceram os campeões entre o sábado (6) e o domingo (7). Confira abaixo o panorama de cada Estadual:
Alagoas (CRB)
O CRB venceu o ASA por 3 a 1, com gols de Hereda, Anselmo Ramon e Matheus Ribeiro. A equipe conquistou o 34º título de sua história.
Bahia (Vitória)
Depois de vencer na ida por 3 a 2, o Vitória segurou o empate em 1 a 1, na Fonte Nova, e voltou a ser campeão estadual após seis anos.
Ceará (Ceará)
Com 1 a 1 no tempo normal, o Ceará levou a melhor nos pênaltis, com destaque para o goleiro Richard. O time, que ficou com a taça após cinco anos, chegou ao 46º título, empatando com o Fortaleza.
Distrito Federal (Ceilândia)
Outro campeão conhecido nos pênaltis. O goleiro Thiago Santos, do Ceilândia, com quatro defesas, foi o personagem. O clube encerrou um jejum de 12 anos sem conquistar o Estadual.
Goiás (Atlético-GO)
O Atlético-GO manteve a hegemonia. Com uma nova vitória sobre o Vila Nova, desta vez por 3 a 1, com gols de Emiliano Rodríguez, duas vezes, e Luiz Fernando, chegou ao 18º título.
Mato Grosso (Cuaibá)
Fora de casa, o Cuiabá voltou a vencer, novamente por 1 a 0, e assegurou o inédito tetracampeonato.
Minas Gerais (Atlético-MG)
Mesmo com a vantagem do empate, o Cruzeiro não conseguiu ficar com o título. De virada, o Atlético-MG chegou ao pentacampeonato com gols de Saravia, Hulk e Gustavo Scarpa.
Paraná (Athletico-PR)
Com gols de Pablo, Fernandinho e Mastriani, o Athletico-PR manteve a supremacia no Paraná. Este foi o 28º título estadual do clube de Curitiba.
Pernambuco (Sport)
Após o 2 a 0 nos Aflitos, o Sport só precisou segurar o empate em 0 a 0, na Arena Pernambuco, para ficar com a taça. Com o segundo título seguido, o time de Recife chegou à 44ª conquista.
Piauí (Altos)
Foi sofrido, mas o Altos ficou com o título. Depois de sofrer o empate nos acréscimos, levou a melhor nos pênaltis, ao vencer o Parnayba por 4 a 3.
Rio de Janeiro (Flamengo)
O Flamengo voltou a conquistar o Carioca. Depois do 3 a 0 na ida, o time de Tite venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique, para conquistar 0 38º título, o sétimo invicto em toda a história.
Santa Catarina (Criciúma)
Com o apoio da torcida, o Criciúma segurou o empate em 1 a 1 e ficou com a taça. Este foi o 12º título estadual conquistado pelo Tigre, que jogará a Série A do Brasileirão.
São Paulo (Palmeiras)
O Palmeiras fez valer o mando de campo e fez 2 a o no Santos, com gols de Raphael Veiga e Moreno. O time comandado por Abel Ferreira alcançou o tricampeonato, feito que havia ocorrido em 1934.
Tocantins (União)
Depois de 30 anos, o União voltou a conquistar o título estadual, o segundo de sua história. O campeonato invicto foi assegurado com uma vitória por 2 a 1 sobre o Tocantinópolis.