Foi complicado, mas enfim tivemos uma prova ininterrupta na etapa de Porto Alegre do STU National, circuito brasileiro de skate. Com a trégua da chuva na manhã deste sábado, os seis finalistas do park foram à pista e a torcida gaúcha viu Kalani Konig vencer a prova pelo segundo ano consecutivo.
Campeão em 2023 em Porto Alegre e vencedor da etapa de Criciúma neste ano, o catarinense de 16 anos liderou os 40 minutos da decisão. Nos primeiros 20, dominou a primeira parte da competição com um 80.17. Depois, confirmou o bicampeonato com uma volta de 83.17.
— Melhor sensação possível. Amo muito essa cidade, meus avós nasceram aqui. Fiz final com meus ídolos, Murilo Peres, Mateus Guerreiro. Preciso agradecer todo público, que ficou aqui na chuva. Tô (sic) muito feliz. Acordei muito ansioso, o clima estava ruim, sabia que ia chover de manhã, mas que bom que não choveu mais e consegui acertar minha volta — disse.
O pódio foi completado por Gustavo Picaski, com 79.39 pontos, na segunda posição, e Victor Ikeda, com 79. Kalani, apesar dos títulos desse ano, não tem mais chance de chegar aos Jogos de Paris. Ainda assim, tem certeza que estará na Olimpíada de Los Angeles, em 2028.
— Quero muito estar lá, com certeza vou estar lá (em Los Angeles).
As vagas em Paris serão definidas nos próximos meses, com uma competição na China, em maio, e outra na Hungria, em junho. Os brasileiros que disputarão as etapas são Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Pedro Quintas, Pedro Carvalho e Murilo Peres, quarto colocado em Porto Alegre.
Classificação final park masculino
- Kalani Konig - 83.17
- Gustavo Picaski - 79.39
- Victor Ikeda - 79.00
- Murilo Peres - 78.17
- Diego Takahashi - 74.00
- Mateus Guerreiro - 50.00