O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi liberado para voltar a jogar pelo Flamengo. A Corte Arbitral do Esportes (CAS) acatou por unanimidade, nesta terça-feira (30), o pedido de efeito suspensivo que foi solicitado pela defesa do atacante.
No dia 25 de março deste ano, Gabigol havia sido suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude do exame antidoping. O pedido de efeito suspensivo da defesa junto ao CAS foi realizado no início de abril.
O Flamengo, clube que Gabigol defende desde 2019, publicou uma nota informando o torcedor que o atacante está liberado para atuar novamente.
Dessa forma, Gabigol pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu já a partir desta terça. Ele não entra em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Campeonato Carioca, no dia 25 de fevereiro. Em 2024, o jogador marcou dois gols em oito partidas disputadas.
Por meio das redes sociais, Gabigol celebrou a decisão. Sem legenda, Gabigol compartilhou um vídeo em que um boneco com a camisa 10 rubro-negra aparece correndo para o Maracanã.
O atacante ficou suspenso pouco mais de um mês, mas seguiu treinando em casa, sob a supervisão do Flamengo. O clube enviava profissionais até a residência do jogador, que tem academia e campo para treino com bola.
Agora resta aguardar o julgamento do recurso. Porém, enquanto isso, Gabigol está liberado para atuar pelo Flamengo. O jogador tem compromisso com o clube até dezembro e pode assinar pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho. Entretanto, a diretoria do Mengão já sinalizou que deseja renovar o seu contrato.
Entenda o caso do doping de Gabigol
O atacante flamenguista teria dificultado a realização do exame ao prejudicar o trabalho dos oficiais responsáveis pela coleta da urina, desrespeitando-os e não seguindo os procedimentos adequados desde o início do processo, às 8h40min. Os demais jogadores do elenco do Flamengo, segundo relatos adicionados à denúncia, se submeteram ao exame antes do treino das 10h.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realiza o "doping surpresa" nos centros de treinamentos dos clubes brasileiros regularmente durante a temporada. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio. É proibido recusar-se ou deixar de se submeter à coleta de amostra após notificação.
A acusação aponta que o atacante do Flamengo tentou esconder a genitália no momento de urinar na vasilha, o que configura fraude. O teste do jogador deu negativo para doping, mas as autoridades relataram que o atleta ignorou a presença dos oficiais da ABCD, além de ter sido desrespeitoso.
A pena de dois anos, imposta pelo TJD-AD por 5 votos a 4, começaria a contar no dia em que houve a desavença, em 8 de abril de 2023, e teria efeito prático, portanto, de apenas um ano, se encerrando em 7 de abril de 2025.