O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou mudanças na entidade e suas competições ainda para este ano. Entre elas, a taça que premia o time campeão do novo Mundial de Clubes, com 32 equipes, que entra no lugar da agora Copa Intercontinental como torneio mais importante do planeta. A marca oficial do Mundial também passará por modificações. Com informações do ge.globo.
Durante pronunciamento realizado por Infantino, os clubes que vão participar do torneio inédito em 2025, sediado nos Estados Unidos, foram comunicados das novidades e tiveram suas expectativas elevadas — algo que já vem acontecendo desde o anúncio do alto valor em premiação.
Até o fechamento desta matéria, 21 equipes já estão classificadas para o novo Mundial de Clubes, marcado para iniciar em 15 de junho e se encerrar em 13 de julho do ano que vem. O formato já foi anunciado, e é bem diferente da Copa Intercontinental, torneio anual que continuará reunindo os melhores times de cada continente, mas que passou por mudanças de estrutura.
A Fifa ainda deve divulgar mais detalhes sobre o troféu e a nova marca oficial durante as próximas semanas ou meses. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros já confirmados na disputa. Grêmio, Atlético-MG, São Paulo e Botafogo precisam vencer a Libertadores 2024 para garantir vaga.