Convidado para a chave principal em Madri, seu primeiro Masters 1000 da carreira, o jovem João Fonseca mostrou todo seu talento para buscar a virada diante do americano Alex Michelsen, 70º do mundo, garantindo-se na segunda rodada com parciais de 4/6, 6/0 e 6/2. Agora, encara o britânico Cameron Norrie, no sábado, pela segunda rodada do torneio espanhol.
O prodígio tenista brasileiro iniciou o jogo um tanto nervoso e sofreu duas quebras, com o rival abrindo logo 4 a 0. Ainda devolveu uma delas, mas perdeu a parcial inicial por 6 a 4. Sem perder a cabeça, mostrou enorme poder de reação.
O segundo set foi todo de João Fonseca, que não tomou conhecimento do rival e, com golpes potentes de direita e belas passadas, empatou aplicando um pneu. O bom momento do brasileiro foi confirmado no começo do set decisivo. Depois de uma quebra e de salvar quatro break points, ele abriu 4 a 1, encaminhando a vitória. Em belo ponto e nova quebra, fechou o jogo com 6 a 2.
— Um jogo parelho. Sabia que seria muito difícil, não só tecnicamente. Foi um primeiro set tenso, mas consegui me soltar a partir do segundo e estou muito feliz com essa vitória. Estava cometendo muitos erros e deixando de jogar. Ele (estava) chamando a torcida, mas fiz um segundo set muito bom, com três quebras, e pude buscar a virada — afirmou João Fonseca à ESPN.
Em outros jogos desta quinta-feira, destaque para a vitória do italiano Lorenzo Sonego diante do veterano francês Richard Gasquet, por 6/2 e 7/5. Ex-top 10, o canadense Félix Auger-Aliassime também avançou, ao superar o japonês Yoshihito Nishioka em três sets: 4/6, 6/1 e 6/4.