O francês Ugo Humbert venceu o cazaque Alexander Bublik por 2 a 0 (6/4 e 6/3) na final do ATP 500 de Dubai neste sábado (2). Com o resultado, o tenista de 25 anos manteve seu 100% de aproveitamento em finais no circuito da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com seis vitórias.
Foi o segundo título de Humbert em um torneio de nível ATP 500. Em 2021, ele venceu o em Halle, na Alemanha, disputado na grama. Com a campanha no Emirados Árabes Unidos, o francês vai conseguir seu melhor ranking, subindo da 18ª para a 14ª posição. O último tenista do seu país a aparecer entre os top 15 foi Gael Monfils, em 2021.
Em seu primeiro confronto contra Bublik, 23º do mundo, Humbert jogou de maneira agressiva para comandar os pontos da linha de base. O francês, que na semifinal passou pelo então campeão e quarto do mundo Daniil Medvedev, usou bem seu golpes de forehand para manter o cazaque na defensiva e conseguiu 25 bolas vencedoras. Ele salvou as duas vezes que teve seu serviço ameaçado e selou sua vitória após uma hora e 27 minutos.
Foi o segundo título de Humbert na temporada, após o triunfo em Marselha em fevereiro. Na primeira vez que atuou em Dubai, ele se juntou a Jérôme Golmard (1999) e Fabrice Santoro (2002) como os únicos franceses a vencerem o torneio.
O cazaque Bublik, de 26 anos, também buscava seu segundo título em 2024, depois da conquista em Montpellier em fevereiro. No próximo ranking da ATP, ele vai aparecer pela primeira vez no top 20, na 19ª posição.
Na final de duplas, o holandês Tallon Griekspoor e o alemão Jan-Lennard Struff venceram os cabeças de chave número 2, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek por 2 a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 10-6. Este foi o primeiro título da parceria, o segundo na carreira do holandês e o quarto do alemão.