Principal representante do Brasil na esgrima masculina, Guilherme Toldo iniciou bem sua caminhada rumo à quarta Olimpíada da carreira ao passar pela fase prévia e avançar à chave principal no Grand Prix de Washington, neste sábado (16), no florete individual.
De olho em Paris-2024, o esgrimista gaúcho lidera a corrida continental e tinha como principal rival pela vaga o mexicano Diego Cervantes, que precisava marcar 17 pontos a mais que o brasileiro nos Estados Unidos, algo que só fez uma vez na carreira, para evitar a vaga antecipada ao experiente florista verde e amarelo. Como Cervantes caiu ainda na fase de poules, ele vai tentar agora a vaga para Paris no Pré-Olímpico da Costa Rica, em abril.
Depois de passar pelos poules, com bye na estreia e superando o compatriota Paulo Morais, por 15 a 11, Toldo encarou o israelense Ori Finsterbushe e com boa luta, fez 15 a 9 para entrar na chave principal, na qual vai encarar o egípcio Tit Nam Cheng.
Medalha de bronze no florete individual do Pan de Santiago, Toldo busca a redenção olímpica após eliminação precoce e contestada em Tóquio-2020, quando caiu na estreia para o local Toshiya Saito por 15 a 10. O combate foi bastante questionado por diversos toques do brasileiro não registrados.
O chileno Leopoldo Alarcon também está classificado. Com 20,875 pontos, seu melhor resultado nas competições do ranking olímpico foi uma classificação ao quadro de 16. Como Toldo tem 48 pontos e vai somar mais, o brasileiro só perde a vaga continental se cair antes do quadro de 16 e o chileno for finalista.
Já no torneio feminino, a paulista Bia Bulcão e a gaúcha Mariana Pistoia encerraram suas campanhas na chave preliminar da competição. Após a fase de poules, elas passaram para o mata-mata do torneio. Pistoia acabou eliminada logo na primeira rodada, por Sophia Wu, de Hong Kong, enquanto Bulcão caiu para a japonesa Komaki Kikuchi.