O brasileiro Caio Bonfim (Caso-DF) conquistou neste domingo (10) seu terceiro título do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética na prova dos 20 km. A competição foi disputada em um circuito de 1 km na Arena Pernambuco, estádio que foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, localizado na cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife.
Caio era o favorito da prova e confirmou o favoritismo uma semana depois de quebrar o recorde brasileiro da especialidade. No Sul-Americano, ele completou a prova em 1h22min49seg, sob um calor de 26 graus e umidade relativa do ar de 94%. O também brasileiro Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) ficou com a medalha de prata, com 1h25min44seg, seguido do colombiano Mateo Romero Blanco, com 1h26min10seg.
— Estou feliz. Vim aqui para representar meu país e o Sul-Americano é uma competição importante. Ainda mais em um ano olímpico. Em Paris também estará quente, em agosto, como esteve aqui em Pernambuco. É sempre bom testar o corpo, a hidratação, fazer o gelo para baixar a temperatura interna. Enfrentamos calor no Mundial de Doha (2019) e na Olimpíada de Tóquio (2021). Cada prova é um degrau para os Jogos, nosso grande objetivo do ano — disse o atleta de 32 anos, que repetiu as conquistas de 2012, em Salinas (Equador), e de 2020, em Lima (Peru).
A prova feminina não teve brasileiras no pódio. A colombiana Lucy Alejandra Mendoza conquistou a medalha de ouro, com 1h35min24seg, seguida das equatorianas Magaly Batriz Bonilla Solis (1h36min09seg) e de Paula Milena Torres Sarango (1h36min56seg). A melhor brasileira foi Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC), que completou a prova em 1h49min30seg e terminou na oitava colocação.
Brasileiros dominam os 35km
Nos 35km só deu Brasil. A carioca Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) foi a campeã da prova feminina. Com 2h52min26seg, ela garantiu a medalha de ouro, seguida por Mayara Vicentainer (IABC-SC) que marcou 3h09min50seg e ficou com a prata e Elianay Santana Barbosa(Caso-DF), que cruzou com 3h33min00seg e assegurou o bronze.
— Apesar de não ter sido o tempo que eu gostaria gostei. Enfrentar esse calor, o clima muito úmido, estou bem preparada, queria me testar e foi bom. Como eu sabia que o sol estaria alto no final da prova, eu comecei forte - passei os 20 km para 1:35. Sabia que no final ia ficar duro. O tempo de 2h52min é bom para início de temporada e num circuito que estava escorregadio e tinha curva fechada — comentou Viviane.
Entre os homens, a vitória ficou com Diego Pereira Lima (Caso-DF), que fez o tempo de 3h11min40seg. Rudney Nogueira (UCA-SC) fez 3h43min00seg e ficou em segundo. A terceira colocação foi de Edson Érico Alves Aguiar (Praia Clube/Exército/Futel) com 3h51min23seg.