Nove clubes brasileiros enviaram um ofício assinado pedindo para que o Brasileirão seja paralisado durante a disputa da Copa América, de 20 de junho e 14 de julho. Mas existem obstáculos para que se concretize uma eventual parada durante o período, conforme noticiado pelo ge.globo nesta sexta-feira (16).
Em 30 de novembro, haverá a Copa Intercontinental da Fifa, a qual os times que estão na Libertadores podem disputar: Grêmio, Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Bragantino. Além disso, se alguns destes clubes for finalista da Copa do Brasil, haverá conflito de datas.
A paralisação da competição de pontos corridos também acarretaria em problemas para o calendário de 2025, que precisaria começar mais tarde, em razão das datas apertadas no final de 2024.
Segundo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que concedeu entrevista para o site, também existem problemas relacionados aos direitos de transmissão e patrocinadores, que contam com o término do Brasileirão nos dias já pré-definidos. Também há preocupação quanto a temporada seguinte.
— Posterior ao Brasileiro, envolve férias de atletas, envolve o próprio Sindicato dos Atletas, envolve também um calendário de 2025 que pode ser estrangulado. Mas mesmo assim a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.
Os times que fazem parte da proposta são Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.