Campeão de duplas no Rio Open no fim de semana, o tênis brasileiro vai decidir o segundo torneio seguido e com boas chances de levantar um novo troféu. As três duplas com jogadores do País no ATP 250 de Santiago ganharam nas quartas de final, nesta quinta-feira (29), e ao menos um representante já está garantido na decisão de sábado.
O gaúcho Rafael Mattos e o colombiano Nicolás Barrientos, que venceram no Rio de Janeiro, passaram às semifinais com vitória sobre o equatoriano Diego Hidalgo e o colombiano Cristian Rodriguez por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (4), 4/6 e 11-9, após 2h11min de partida. Na semifinal os chilenos Tomas Barrios Vera e Alejandro Tabilo serão os rivais.
— Importante duas vitórias aqui, ter chegado com pouco tempo de adaptação, condições bem diferentes, no Rio mais lento e aqui bem rápido, aqui no clube são mil metros de altitude, a bola voa bastante. Difícil de jogar, de devolver saque. Então essas vitórias foram importantes . Um pouco também pela tensão da semana passada, o mental um pouquinho mais cansado essa semana. Tivemos quebras no segundo set nos dois jogos aqui, mas o importante foi que depois melhoramos . Agora é seguir firme para não ter mais essas quedas— comentou Matos, que atualmente é 46º colocado do ranking mundial.
Em busca de sua primeira final de ATP, o também gaúcho Orlando Luz, que forma parceria com o chileno Matias Soto conquistou um lugar nas semifinais com vitória sobre os norte-americanos Roese Stalder e Evan King por 7/5 e 6/4, em 1h30min de confronto.
Na semifinal, Luz e Soto irão encarar o mineiro Marcelo Melo e o holandês Matwe Middelkoop, que garantiram a vaga com vitória sobre os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h05min de jogo.
—Acho que hoje conseguimos jogar muito bem de novo. As condições são favoráveis para nós aqui. Aproveitamos, logo no começo, a chance de abrir uma quebra na frente. Aí não veio a quebra no início do segundo set, mas depois quebramos mais tarde e sentíamos que estávamos no controle do jogo. Isso foi importante para jogarmos mais calmos e poder quebrar no 3 a 3. Feliz, de novo, com mais um bom jogo. Agora é ver se na semi conseguimos executar da mesma maneira— afirmou Melo.