As brasileiras Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi e Helena Laurino avançaram nas classificatórias que abriram as disputas do skate Park do Pro Tour de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além delas, Sofia Godoy e Dora Varella também disputaram esta fase, mas não conseguiram classificação - as 29 melhores passaram.
Nas eliminatórias, cada skatista teve o direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como nota final a apresentação de maior pontuação. Isadora Pacheco foi a melhor brasileira do dia, com um 74.13 na primeira volta, nota que a garantiu na quarta posição. Fernanda Tonissi foi a 19ª colocada, com um 66.07 na primeira apresentação. Helena Laurino, que é da seleção júnior, recebeu 49 na primeira volta, avançando com a 28ª posição.
A gaúcha Sofia Godoy, com 40.12 na segunda volta, e Dora Varella, com 32.76 na primeira, ficaram na 33ª e na 43ª colocação, respectivamente. Yndiara Asp também estava entre as inscritas, mas sofreu uma queda durante os treinos, batendo as costas, e não competiu.
Raicca Ventura, que está em processo de recuperação de uma lesão, também não participou. A skatista, que tinha vaga direta na segunda fase por ser a quarta do ranking mundial, viajou para Dubai, mas ainda precisará de mais um período de tratamento.
Na quinta-feira (29), a partir das 2h (horário de Brasília), será a vez das classificatórias do Park masculino, com as presenças de Luiz Francisco, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho e Pedro Quintas, além do trio da seleção júnior formado por Dan Sabino, Gui Khury e Kalani Konig. André Mariano e Héricles Fagundes são mais dois nomes do skateboarding nacional nas disputas.
Ao término da competição nos Emirados Árabes, os 44 melhores skatistas de cada um dos rankings mundiais (Park e Street) avançarão para a segunda janela de classificação olímpica, respeitado o limite de seis skatistas por país em cada modalidade e categoria.
O Pro Tour de Dubai tem disputas de Park até dia 3 de março. O Street virá logo na sequência, com realização de 3 a 10 de março.