A Coreia do Sul se classificou para as semifinais da Copa da Ásia nesta sexta-feira (2), em Doha, no Catar, ao derrotar a Austrália por 2 a 1, com um gol de falta na prorrogação de sua estrela, Heung-min Son aos 14 minutos, e disputará uma vaga na final contra a Jordânia, que eliminou o Tajiquistão com uma vitória por 1 a 0 com um gol contra do zagueiro Vahdat Hanonov.
Comandados pelo técnico marroquino Hussein Ammouta, os jordanianos, que haviam sido eliminados duas vezes nas quartas de final, em 2004 e 2011, disputarão a vaga na grande final contra os sul-coreanos.
Assim como nas oitavas de final contra a Arábia Saudita, a Coreia do Sul, comandada pelo técnico alemão Jurgen Klinsmann, esteve perto da eliminação, após sofrer um gol de Craig Goodwin aos 42 minutos do primeiro tempo.
Mas os sul-coreanos empataram nos acréscimos com um pênalti convertido por Hwang Hee-chan, aos 51 minutos da etapa final. Foi seu quarto gol após os 90 minutos em cinco jogos disputados desde o início da competição.
Na prorrogação, Heung-min Son, em uma cobrança de falta magistral levou sua seleção às semifinais. As coisas se complicaram ainda mais para os australianos quando Aiden O'Neill foi expulso, um minuto depois, por cometer uma falta dura.
Na outra parte do chaveamento, as quartas de final serão disputadas neste sábado. O Japão enfrentará o Irã às 8h30min (de Brasília), enquanto o atual campeão e anfitrião Catar terá pela frente o Uzbequistão às 12h30min.
* AFP