Os quarterbacks Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, e Brock Purdy, do San Francisco 49ers, serão os mais visados no Super Bowl LVIII deste domingo (11), em Las Vegas. Além deles, entretanto, há outros jogadores que podem definir o campeão da temporada 2023/2024 da NFL.
No ataque dos Chiefs, o alvo principal é Travis Kelce, que tem excelente sinergia com Mahomes. O tight end vem se destacando nos playoffs, com dois touchdowns anotados nos três jogos disputados até então, e 262 jardas. Contudo, a defesa dos 49ers deve ter uma atenção especial a ele, e isso pode abrir espaço para o novato Rashan Rice.
— Considerando as atenções muito focadas em Kelce e Pacheco, Rice pode ser uma arma letal e aparecer livre em algumas oportunidades que Mahomes vai aproveitar. Ele teve 8 recepções no jogo contra os Ravens na final da AFC — destaca Ricardo Pilat, editor de conteúdo do site The Playoffs.
Na defesa de Kansas, quem pode aparecer de forma decisiva mais uma vez é o cornerback L'Jarius Sneed. Na vitória contra o Baltimore Ravens, na decisão da Conferência Americana (AFC), ele forçou um fumble em cima de Zay Flowers no momento em que o jogador estava se jogando para dentro da end zone para marcar o touchdown. Essa jogada foi considerada decisiva para o triunfo dos Chiefs.
Pelo lado dos Niners, há diversas opções de jogadores que podem fazer a diferença no Super Bowl. No ataque, o running back Christian McCafrrey — eleito o jogador ofensivo da temporada — deve ser bastante acionado para correr com a bola, além de ser uma forte arma no jogo aéreo. Os recebedores Deebo Samuel e Brandon Aiyuk também podem se destacar, assim como o tight end George Kittle.
Pensando na defesa de San Francisco, o principal nome é Nick Bosa. Responsável por pressionar o quarterback adversário, ele terá a missão de forçar erros do melhor quarterback da NFL.
— Mahomes é um jogador que costuma conviver bem com a pressão e blitz das defesas adversárias. Então será fundamental que Bosa se prove como um dos melhores edge rushers da liga e dê trabalho para a linha ofensiva adversária, evitando dar conforto para o quarterback dos Chiefs, mesmo em chamadas mais conservadoras da defesa dos Niners. Contra os Lions foram dois sacks e repetir essa dose seria bem-vindo — comenta Pilat.
Outros jogadores de ambas as equipes que podem decidir são os kickers. Harrison Butker, dos Chiefs, já ajudou em dois títulos com seus chutes. Do lado dos 49ers, Jake Moody tem a pressão de ter sido selecionado na terceira rodada do Draft e por ter errado chutes considerados fáceis em alguns jogos. Tanto para o bem, quanto para o mal, os kickers podem decidir o campeão da temporada.