Finalmente o Brasil tem um tenista campeão no Rio Open. Na 10ª edição do torneio ATP 500, disputado nas quadras do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o gaúcho Rafael Matos e o colombiano Nicolás Barrientos derrotaram neste domingo (25), os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler por 2 a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em 1h33 min de partida disputada na Quadra Guga Kuerten e sagraram-se campeões de duplas.
Com uma excelente campanha, onde venceram o mineiro Marcelo Melo e o holandês Matwé Middelkoop. Depois superaram os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz, cabeças de chave 4, e os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, vice-campeões do Aberto da Austrália deste ano, nas rodadas anteriores. Rafa e Nico disputaram a primeira final da parceria formada para esta temporada.
A vitória de Rafael Matos quebra alguns jejuns do tênis masculino brasileiro. Além de ser o primeiro jogador do país a conquistar o Rio Open em simples ou duplas, o jogador de 28 anos nascido em Porto Alegre também é o primeiro do país a vencer um torneio do circuito desde junho de 2023, quando Marcelo Melo foi campeão do ATP 500 de Halle (Alemanha) com o australiano John Peers.
Esta foi a sétima conquista de Matos, que como juvenil foi vice-campeão de duplas do US Open de 2014, com o mineiro João Menezes. No circuito da ATP, ele disputou sua 12ª final. Já o colombiano Barrientos, 36 anos, que em 2015 foi ouro em duplas mistas e prata em simples nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, comemorou sua primeira conquista de ATP.
— Jogar em casa é incrível. A energia que a torcida tem é inexplicável. Jogamos muito bem. Final é sempre um jogo tenso, mas lidamos muito bem com as emoções. Pra mim é uma honra (ser o primeiro brasileiro campeão no Rio). O Melo bateu na trave. Ele e outros caras abriram as portas para os brasileiros. Eu e outros jovens estão vindo por aí. E esse torneio merecia ter um brasileiro campeão — disse Rafael, que agora passará a ser o número 46 do ranking mundial, ganhando 12 posições em relação à semana anterior.
Pressão no saque dos austríacos garante vitória na decisão
Ao contrário das três partidas anteriores, quando foram derrotados no primeiro set, Matos e Barrientos começaram a decisão pressionando os adversários e conseguiram duas quebras de saque, no terceiro e quinto games, abrindo 5-1 no marcador. Os austríacos devolveram um break em 3-5, mas não foi o suficiente para evitar a derrota por 6/4, com o ponto decisivo sendo marcado pelo brasileiro com um voleio junto à rede.
Na segunda parcial, a dupla sul-americana manteve o ritmo e abriu 3-0, com duas quebras de saque no primeiro e terceiro games. Mas os europeus devolveram uma quebra após uma dupla falta do colombiano e encostaram em 2-3 depois de confirmarem o serviço.
Mas a reação de Erler e Miedler parou por aí e eles ainda perderiam o nono game, o que significou o final da partida e o início da festa da torcida brasileira nas arquibancadas.
Confira os títulos da carreira de Rafael Matos:
ATP 500
Rio Open 2024 (com Nicolás Barrientos-COL)
ATP 250
Córdoba-ARG 2021 (com Felipe Meligeni)
Santiago-CHI 2022 (com Felipe Meligeni)
Marrakech-MAR 2022 (com David Vega Hernández-ESP)
Mallorca-ESP 2022 (com David Vega Hernández)
Bastad-SUE 2022 (com David Vega Hernández)
Sofia-BUL 2022 (com David Vega Hernández)
Duplas mistas
Australian Open 2023 (com Luisa Stefani)