A principal liga de futebol dos Estados Unidos é a Major League Soccer (MLS). Ela se difere em diversos aspectos das principais competições do resto do mundo, e traz elementos vistos em ligas como a NFL (de futebol americano) e a NBA (de basquete).
São 29 equipes que disputam a temporada regular da MLS e elas são divididas em duas conferências: a Leste com 15 clubes e a Oeste com 14, de acordo com a localização geográfica. A Leste é a conferência do Inter Miami, clube onde atuam Messi e Suárez. Cada equipe joga 34 partidas, sendo 17 em casa e 17 fora.
Ao final da disputa, sete times de cada conferência avançam para os playoffs de forma direta, enquanto o 8º e 9º colocados se enfrentam em jogo único para definir o último classificado.
O jogo de abertura da MLS acontece nesta quarta-feira (21) entre o Inter Miami e o Real Salt Lake.
Clubes que participam da MLS
Conferência Leste
- Atlanta United
- Charlotte FC
- Chicago Fire
- FC Cincinnati
- Columbus Crew
- D.C. United
- Inter Miami
- CF Montreal
- Nashville SC
- New England Revolution
- New York City FC
- New York Red Bulls
- Orlando City SC
- Philadelphia Union
- Toronto FC
Conferência Oeste
- Austin FC
- Colorado Rapids
- FC Dallas
- Houston Dynamo
- Sporting Kansas City
- LA Galaxy
- Los Angeles FC
- Minnesota United FC
- Portland Timbers
- Real Salt Lake
- San Jose Earthquakes
- Seattle Sounders FC
- St. Louis SC
- Vancouver Whitecaps
Playoffs da MLS
Cada confronto dos playoffs é definido pela colocação na temporada regular, ou seja, o 1º enfrenta o 8º, o 2º o 7°, e assim por diante. A equipe de melhor classificação tem a vantagem de jogar em casa duas vezes, se necessário, uma vez que os confrontos são melhor de três. Caso cada time vença um jogo haverá um terceiro para definir quem avança.
Esse formato vai até a decisão da competição, que é chamada de MLS Cup. O campeão do Leste enfrenta o vencedor do Oeste em partida única e com estádio pré-definido. O ganhador da final se torna campeão da MLS.
Salários dos atletas
- Da mesma forma que outros esportes americanos, a MLS possui um teto salarial para as equipes, de forma com que não ocorra uma diferença desproporcional entre as equipes, deixando o campeonato mais equilibrado financeiramente;
- O limite que cada jogador pode receber na atual temporada da MLS é de US$ 650 mil (R$ 3,3 milhões). Porém, há uma regra especial que permite que alguns jogadores recebam acima deste teto: a regra do "Jogador designado";
- A regra do "Jogador Designado" foi introduzida pela MLS em 2007 para ajudar a incluir Beckham na liga. Cada equipe pode ter três jogadores em seu plantel que estejam fora dos limites salariais padronizados pela divisão. Isso dá às equipes a flexibilidade de fazer contratações de destaque com grandes contratos sem afetar a estrutura financeira do futebol norte-americano. É o caso de Lionel Messi e Luis Suárez, que ocupam duas das vagas no Inter Miami.