O Campeonato Mundial masculino de vela da classe ILCA 6 acontece em Mar del Plata, na Argentina, onde 186 barcos de 30 países vão disputar o título. O evento teve início na sexta-feira (12), enquanto as regatas começam no domingo (14). O Brasil será representado por três velejadores: os paranaenses Bruno Amaral e Andrey De Oliveira Godoy e o gaúcho Antônio Cavalcanti Rosa, do Clube dos Jangadeiros.
Antônio está em fase de transição do barco da ILCA 6 para a ILCA 7. Ele começou a velejar aos sete anos e, apesar de ainda ser jovem, tem duas décadas de experiência no esporte. O atleta foi desenvolvido pela Escola de Vela Barra Limpa, do Jangadeiros.
— Vai ser uma despedida do ILCA 6. Espero que seja em grande estilo. O Jangadeiros me ajuda com a estrutura técnica de rotina em Porto Alegre, com os técnicos Lucas Mazim e Yan Paim durante o ano. Também auxilia com as inscrições e transporte dos barcos para os campeonatos, o que envolve um bom investimento. Além disso, a Comitê Brasileiro de Clubes também vem contribuindo com algumas passagens aéreas para determinados campeonatos— comenta o atleta de 27 anos.
Na carreira, Antônio Cavalcanti Rosa venceu todos os títulos sul-americanos em categorias de base e conquistas nacionais. Ele também compete na classe snipe.
O Mundial também terá as disputas da categoria júnior e os brasileiros serão Gustavo Canovas Kiessling, Luiz Felipe Giagio, Vicente Schirmer, Frederico Siebert Francavilla e Thomas Vives Potthoff.
・