A Namíbia surpreendeu na Copa Africana de Nações (CAN) ao derrotar a Tunísia por 1 a 0 nesta terça-feira (16), em Korhogo, na Costa do Marfim.
Deon Hotto fez o único gol da partida no fim do tempo regulamentar (88') para dar a primeira vitória da seleção namibiana na história da CAN, em sua quarta participação.
A Tunísia, que está disputando o torneio continental pela 21ª vez, mostrou um desempenho abaixo do esperado e acabou sendo dominada pela Namíbia, que impôs um ritmo mais intenso e se adaptou melhor ao forte calor (36 graus).
No outro jogo do grupo E, também em Korhogo, o Mali venceu a África do Sul por 2 a 0 com dois gols consecutivos, marcados por Hamari Traoré (60') e Lassine Sinayoko (66'), assumindo assim a liderança da chave.
A África do Sul teve chances de ir para o intervalo em vantagem, principalmente em chance de Percy Tau, que jogou muito mal, inclusive com um pênalti perdido aos 19 minutos.
Após o intervalo, o Mali impôs o seu ritmo e foi recompensado com os gols.
Mais cedo, pelo Grupo D, Burkina Faso bateu a Mauritânia por 1 a 0, com um gol de pênalti marcado por Bertrand Traoré nos acréscimos (90'+6), em duelo disputado em Bouaké.
Com a vitória, Burkina Faso lidera a chave à frente de Argélia e Angola, que empataram em 1 a 1 na segunda-feira.
* AFP