O russo Daniil Medvedev, número 3 do mundo, se classificou para as oitavas de final do Aberto da Austrália ao eliminar o canadense Felix Auger-Aliassime (30º) neste sábado (20), em Melbourne. O vice-campeão das edições de 2021 e 2022 fechou o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/3, em duas horas e nove minutos.
Campeão do US Open em 2021, Medvedev conseguiu avançar à segunda semana de Melbourne pela quinta vez na carreira após uma atuação convincente contra um adversário que bateu nas sete vezes em que se enfrentaram.
Nas oitavas de final, o tenista, que soma 20 títulos na carreira, vai enfrentar o português Nuno Borges (69º), que foi a surpresa do dia ao eliminar o búlgaro Grigor Dimitrov (13º) por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (3), 6/4, 6/2 e 7/6 (6).
Daniil Medvedev, que chega pela 14ª vez às oitavas de final de um torneio de Grand Slam na carreira, aparece como grande favorito contra Borges, que nunca havia passado da segunda rodada de um "Major".
Já o português conseguiu o maior resultado da carreira em Grand Slam e venceu um tenista do top 20 pela primeira vez. O jogador de 26 anos agora é o dono da melhor campanha do tênis português na Austrália e se junta a João Sousa entre os tenistas do país nas oitavas de um Grand Slam.
* AFP