A liderança está distante, mas o Borussia Dortmund brigará por vaga na próxima edição dos torneios europeus. Neste domingo, derrotou o Bochum por 3 a 1, no Signal Iduna Park, pela 19ª rodada do Campeonato Alemão, e assumiu o quarto lugar, graças à derrota do RB Leipzig frente ao Stuttgart, no sábado, por 5 a 2. O destaque foi o atacante Fullkrug, autor dos três gols dos donos da casa.
Com o resultado, o Dortmund chegou aos 36 pontos, contra 33 do RB Leipzig. Agora, está atrás apenas de Bayer Leverkusen (49), Bayern de Munique (47) e Stuttgart (37). O Bochum, por sua vez, ocupa o 14º lugar, com 20.
O Borussia Dortmund começou o jogo tendo um pênalti a seu favor logo aos sete minutos, após falta cometida por Manuel Riemann. Niclas Fullkrug cobrou no canto esquerdo do goleiro para fazer 1 a 0. O time da casa ainda criou as melhores oportunidades, mas o goleiro Reiman impediu um placar mais elástico.
Resiliente, o Bochum cresceu no fim e conseguiu levar um empate para o intervalo. Aos 45, a bola foi cruzada para dentro da área do Dortmund, Nico Schlotterbeck tentou afastar o perigo e acabou jogando contra o próprio gol.
No segundo tempo, o Bochum voltou com uma tática mais defensiva e deu indícios de que conseguiria tirar um ponto do Dortmund, falho engano. Aos 27, Sabitzer fez um cruzamento espetacular para Fullkrug, que cabeceou com precisão para colocar o time da casa à frente do marcador.
Antes do apito final, o Dortmund teve mais um pênalti a seu favor. Gamboa chegou atrasado, acertou o adversário dentro da área e viu o árbitro assinalar a marca da cal. Fullkrug deslocou o goleiro e deu números finais ao duelo.
Ainda neste domingo, no primeiro jogo sem o técnico Nenad Bjelica, que sofreu uma punição de três jogos de suspensão por agredir Leroy Sané no duelo com o Bayern de Munique, o Union Berlin (15º) se distanciou da zona de rebaixamento ao derrotar o lanterna Darmstadt por 1 a 0. Tem, agora, 17 pontos, contra 11 do rival.