O Equador começou o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano com vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia neste sábado (20), dia em que a Venezuela cedeu um empate em casa com a Bolívia em 3 a 3.
Os dois jogos eram válidos pelo Grupo A da competição, o mesmo do Brasil, atual bicampeão olímpico e grande favorito a garantir uma das duas vagas para os Jogos de Paris 2024.
No estádio Brigido Iriarte, em Caracas, os gols equatorianos foram todos marcados no segundo tempo, com Yaimar Medina, aos 26 e aos 43, e Cristhoper Zambrano, aos 41 minutos.
Pouco depois, a Venezuela entrou em campo no mesmo estádio e chegou a abrir 3 a 1, após os gols de Matías Lacava aos 37 e Jovanny Bolívar aos 42 minutos do primeiro tempo e Renné Rivas, aos 18 da etapa final. Antes, a Bolívia tinha saído na frente com um chute de média distância de José Briceño aos 31 minutos.
Na reta final do segundo tempo, Lucas Chávez descontou aos 37 e abriu caminho para uma reação boliviana, que chegou ao empate nos acréscimos com Gabriel Villamíl aos 52 minutos.
A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Ramon Menezes, estreia no Torneio Pré-Olímpico na próxima terça-feira (23), em Caracas, contra a Bolívia.
* AFP