A brasileira Bia Haddad Maia está classificada para a final de duplas do WTA 500 de Adelaide. Nesta quinta-feira (11), ela e a norte-americana Taylor Townsend nem sequer precisaram entrar em quadra para garantir a vaga, pois contaram com a desistência da alemã Laura Siegemund, que também não fez seu duelo de simples contra a russa Daria Kasatkina. Ela e a tcheca Barbora Krejcikova eram as cabeças de chave número 1 do torneio.
Bia é a número 25 do ranking de especialistas e irá em busca de seu sétimo troféu como duplista. Townsend, por sua vez, tem quatro títulos e também já foi campeã em Adelaide em duas oportunidades. Em 2023, aconteceram dois torneios na cidade e ela venceu ambos, jogando com a compatriota Asia Muhammad e com a brasileira Luisa Stefani.
Na final, Bia e Taylor irão enfrentar as francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic, que também não atuaram nas semifinais em virtude da desistência da ucraniana Lyudmyla Kichenok e da letã Jelena Ostapenko, que vai disputar uma das semifinais de simples.
Sem vencer uma competição desde junho do ano passado, Ostapenko garantiu presença nas semifinais ao derrotar a ucraniana Marta Kostyuk por 7/5 e 6/3. Sua adversária será a Ekaterina Alexandrova, que surpreendeu a cazaque Elena Rybakina, principal favorita, ao marcar um duplo 6/3.
A outra semifinal de simples reunirá a russa Kasatkina, que contou com a desistência da alemã Siegemund, e a norte-americana Jessica Pegula, que virou seu duelo contra a russa Anastasia Pavlyuchenkova, parciais de 6/7 (1), 7/5 e 6/4.