O sucesso está no sangue de Davi Belfort, que carrega um dos sobrenomes mais pesados do mundo das lutas, mas deseja levá-lo para a NFL em alguns anos. O jovem de 18 anos é quarterback no futebol americano e considerado uma das principais promessas dos Estados Unidos.
Davi foi anunciado nesta quarta-feira (20) pela universidade de Virginia Tech para disputar o College Football — liga universitária dos EUA — a partir de 2024. Ele foi disputado por 28 faculdades que lhe ofereceram bolsas de estudo, mas fez sua escolha baseada nos bons relacionamentos que já tinha com funcionários.
— Família é tudo pra mim e eu senti que o relacionamento que eu tinha com Virginia Tech, essa vibe, é tudo de família e eu tenho um relacionamento bom com o técnico e os jogadores lá, muitos jogadores lá são meus amigos. Eu não quero ir pra uma Alabama, Georgia e ser só mais um. Eu quero fazer diferença, criar minha própria jornada, meu próprio caminho — explicou Davi em entrevista à ESPN, em abril de 2023.
Família conhecida
Por falar em família, a sua é movida pelo sucesso no esporte. Vitor Belfort é um dos grandes lutadores da história do UFC, com dois cinturões conquistados na carreira: em 1997 nos pesados e em 2004 nos meio-pesados. A mãe de Davi é Joana Prado, que já atuou como modelo e dançarina, e hoje é empresária.
A família Belfort foi morar nos EUA quando Davi tinha seis anos. Ele nasceu em 2005, no Rio de Janeiro, mas se mudou em 2011 para Fort Lauderdale, na Flórida. O jovem só começou a jogar para valer o futebol americano aos 14 anos, mas teve a cultura da modalidade desde cedo na sua vida.
Bons números na carreira
No high school — equivalente ao ensino médio no Brasil —, Davi estudou e jogou pela equipe de Western Wildcat Football. Na última temporada pela escola, o quarterback fez 12 jogos, com 2.598 jardas passadas, 20 touchdowns e oito interceptações. O jovem também se destacou correndo com a bola, obtendo 487 jardas e nove touchdowns.
Esses números, além das outras temporadas disputadas, fizeram com que Davi chamasse a atenção dos principais recrutadores do futebol americano universitário. Os jovens atletas são ranqueados com estrelas e o brasileiro recebeu quatro, de cinco possíveis. Em comparação, o principal jogador da NFL na atualidade, Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, foi um prospecto de três estrelas.
— Com certeza, é muito legal, mas eu também sei que isso não significa nada. Vários dos caras da NFL são três estrelas, senão duas. Então, você tem que continuar trabalhando todos os dias para chegar onde eu quero — disse.
A partir de 2024, Davi terá a chance de provar seu talento e terá até 2027 para jogar no College Football. Após quatro anos, o brasileiro poderá se eleger ao Draft da NFL para ser selecionado por alguma franquia. Atualmente, o kicker Cairo Santos, do Chicago Bears, é o único representante do país na Liga.
Sobre suas referências no esporte, a principal é Tom Brady. Para Davi, ele "é o melhor de todos os tempos". Além do sete vezes campeão do Super Bowl, o brasileiro também admira Drew Brees, Russell Wilson e Bryce Young.