A temporada 2023 do tênis de mesa brasileiro foi encerrada, neste final, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os campeões da categorias principais do Absoluto A do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro foram Giulia Takahashi e Carlos Ishida.
Giulia, que é atleta do São Caetano do Sul-SP, venceu na semifinal a gaúcha Victoria Strassburger, da Sogipa, por 3 a 1 (11/3, 11/5, 8/11, 11/6), na semifinal, e na decisão superou Julia Hatakeyama (CT Morimoto/MT), por 3 sets a 0, com parciais de 11/2, 11/5 e 11/4.
—É um sentimento muito especial. Estou muito feliz por ter conseguido, era o que faltava pra finalizar o ano. Eu acho que eu fiz um bom campeonato. Eu acabei de vir da Europa, cheguei semana retrasada e já tive que treinar. Então foi tudo muito corrido, mas graças a Deus eu consegui esse título—disse Giulia, 18 anos.
Victoria Strassburger e Sabrina Miyabara (Praia Grande/SP), que foram derrotadas nas semifinais, completaram o pódio com a medalha de bronze.
Carlos Ishida fatura o bicampeonato masculino
Entre os homens, Carlos Ishida (Chapecoense-SC) e Guilherme Teodoro (Associação Concordiense de Tênis de Mesa-SC) decidiram o campeonato pelo terceiro ano consecutivo e Ishida garantiu o bicampeonato ao marcar 3 a 1, de virada, parciais de 8/11, 13/11, 11/7 e 11/9.
— Sabia que ia ser duro. O sentimento é de muita gratidão por todas as pessoas que fazem isso acontecer. Eu acho que, apesar de ser um título individual, tem muita gente envolvida. Familiares, equipe, todas as pessoas que torcem, todas as pessoas que estão sempre apoiando a gente, apoiando o tênis de mesa, apoiando o esporte. Então, esse é o sentimento. De muita gratidão, muita felicidade por desfrutar desse momento com tanta gente querida — comemorou o medalhista de ouro.
Lucca Filippe (Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes-SP) e Rafael Turrini (Praia Clube-MG) completaram o pódio e ficaram com as medalhas de bronze.