Na decisão do Mundial de Clubes de 2023, um dos finalistas será coroado pela primeira vez como o melhor time do mundo. Fluminense e Manchester City se enfrentam nesta sexta-feira (22), às 15h (horário de Brasília), no King Abdullah Stadium, em Jidá, na Arábia Saudita.
Além do confronto entre as equipes, a decisão vai colocar frente a frente dois treinadores com ideias de jogo parecidas, mas que têm estilos diferentes. Fernando Diniz conseguiu consolidar um trabalho no futebol brasileiro com o título da Libertadores. Pep Guardiola, por outro lado, já é consagrado como um dos melhores técnicos do mundo e conseguiu a conquista inédita da Champions League com o City.
— O jeito que Pep gosta de ter a posse de bola é o oposto do meu. O estilo dele é posicional, o meu é "antiposicional" — explicou Diniz, ao ser apelidado de "Guardiola brasileiro" em um material divulgado pelo clube inglês nas redes sociais.
— O Fluminense vai jogar como um time que acredita nos seus valores e que as coisas são possíveis. Não há uma receita para a gente ganhar. Vamos fazer o que temos de melhor — acrescentou Diniz.
O tricolor carioca chegou à final após vencer por 2 a 0 o Al-Ahly, do Egito, na semifinal, com gols de John Arias e John Kennedy. O clube inglês avançou com facilidade contra o Urawa Red Diamonds, do Japão, com uma goleada por 3 a 0. Hoibraten (contra), Kovacic e Bernardo Silva marcaram. Já conhecendo o adversário da decisão, Guardiola foi questionado sobre o Fluminense após a classificação:
— É a escola brasileira. Jogam muito bem com a bola, se juntam muito, têm jogadores de muita qualidade. Brasil sempre é Brasil. Os times brasileiros, aconteça o que acontecer, sempre têm bons jogadores, cada vez mais — comentou.
Como chegam os times
Fluminense
Fernando Diniz deve repetir a escalação da última partida. Mesmo com John Kennedy entrando e marcando um dos gols da vitória, o atacante seguirá no banco de reservas, mas com grandes chances de entrar ao longo da final. Na lateral direita, Samuel Xavier voltou bem de lesão e vai seguir entre os titulares.
A provável escalação do Flu tem: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano.
Manchester City
Os ingleses, mesmo sem Haaland e De Bruyne disponíveis, ainda têm uma forte equipe. Em relação ao time que iniciou na semifinal, Guardiola deve fazer uma alteração no ataque. O argentino Julian Álvarez deve iniciar no lugar de Matheus Nunes.
O provável time do City tem: Éderson; Walker, Stones, Akanji e Aké; Rodri, Kovacic e Bernardo Silva; Grealish, Foden e Álvarez.