Um dos maiores clássicos do futebol mundial tem a presença de grandes craques que costumam ser decisivos. Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira (21), pelas Eliminatórias Sul-Americanas, no Maracanã, e o principal craque argentino segue sendo Lionel Messi.
O camisa 10 da atual seleção campeã do mundo tem números extraordinários por todos lugares em que passou e se tornou algoz de diversas equipes. Contra a Seleção Brasileira, entretanto, Messi demorou a conseguir destaque no clássico.
Já foram 14 partidas disputadas e há um empate técnico nos duelos entre o craque argentino e o Brasil. São seis vitórias do camisa 10, seis derrotas e dois empates. O primeiro embate ocorreu em 2006, em um amistoso, no qual Messi saiu derrotado.
Foi apenas na quinta partida disputada, em 2010, que o argentino conseguiu sua primeira vitória contra a Seleção Brasileira, além de marcar pela primeira vez. No total, ele já balançou as redes cinco vezes, sendo três gols marcado em uma única partida, no amistoso disputado em 2012 e vencido pela Argentina por 4 a 3.
No desempenho recente, Messi vem tendo vantagem contra o Brasil. A última vitória brasileira contra o camisa 10 foi na semifinal da Copa América de 2019. Depois disso, dois triunfos do argentino — um na decisão da Copa América de 2021, no Maracanã — e um empate.
Os números de Messi contra a Seleção Brasileira:
- 14 partidas
- 6 vitórias
- 2 empates
- 6 derrotas
- 2 finais disputadas
- 1 título conquistado (Copa América-2021)
- 5 gols marcados