Em entrevista à emissora italiana Rai, o papa Francisco surpreendeu ao responder sobre qual jogador prefere entre os argentinos Lionel Messi e Diego Armando Maradona. O pontífice elogiou os compatriotas, que levaram seu país aos títulos mundiais de 1986 e 2022, mas escolheu o Rei Pelé.
— (Entre Messi e Maradona), direi um terceiro: Pelé. São os três que eu acompanhei — disse o papa argentino, que é fã de futebol e torcedor do San Lorenzo.
Em seguida, o pontífice exalta o tamanho de Maradona, mas relembra os problemas pessoais que ele teve ao longo da vida.
— Maradona como jogador foi grande. Mas, como homem, faliu. Coitado, escorregou com o cortejo de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do meu pontificado e, depois, teve aquele fim. É curioso que muitos esportistas terminem mal. Também no boxe... Muitos acabam mal — disse o papa Francisco.
Na sequência, o papa rasga elogios a Messi e explica a escolha por Pelé como seu jogador predileto.
— Messi é corretíssimo. É um cavalheiro. Mas, para mim, entre estes três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de um coração. Eu falei com o Pelé, certa vez o encontrei em um voo quando estava em Buenos Aires e nos falamos. Era um homem de uma humanidade muito grande. Os três são grandes, cada um com sua especificidade. Messi é forte hoje e Pelé era forte — concluiu.