Constância. É isso que se encontra quando se avaliam os números de Pepê como jogador do Porto. Há três temporadas no futebol europeu, o ex-atacante do Grêmio foi uma das novidades da convocação do técnico Fernando Diniz para as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias.
Desde que chegou ao clube português, o jogador brasileiro é utilizado com constância pelo técnico Sérgio Conceição. Nesta terça-feira (7), a partida diante do Royal Antwerp, pela Champions League, será a de número 112 do jogador com a camisa dos Dragões.
Sem lesões e polivalente, atuando em até quatro posições, ele está sempre presente entre os titulares. Dos 15 jogos da temporada, ele foi utilizado em 14, sendo 12 como titular. Na temporada passada, ficou de fora de somente de uma das 56 vezes que o Porto jogou. Na sua chegada à equipe em que Jardel se consagrou, ele foi utilizado 42 vezes.
Pepê defende um clube que vive um momento de alta no cenário português. Em duas temporadas completas suas atuações ajudaram na conquista de cinco títulos. A galeria conta com um Campeonato Português, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Titular, querido pelos torcedores, valorizado pelo técnico, capacidade para atuar em variadas posições. Parece não faltar nada para o jogador em Portugal. Mas há um problema.
— Se tem uma coisa que falta é um pouco mais de gols. Ele não tem tido facilidade para colocar a bola na rede. Pepê faz algumas assistências, mas em comparação com o Galeno, esse conta com mais gols do que ele — afirma André Monteiro, setorista de Porto do jornal Record.
Na atual temporada, ele não foi às redes nenhuma vez. Nas duas anteriores, foram 11 gols. Nos seus anos de Grêmio, marcou 32 vezes em 144 partidas, uma média de 0,22 gol por jogo. No Porto, o índice cai para 0,09.
— Conseguindo este acréscimo ao seu jogo e criar mais perigo, ele estará pronto para o mais alto nível do futebol europeu — acredita Monteiro.
As partidas da Seleção Brasileira serão em 16 de novembro, contra a Colômbia, em Barranquilla, e dia 21 contra a Argentina, no Maracanã.
Os números de Pepê no Porto
- Partidas: 111
- Como titular: 81
- Gols: 11
- Assistências: 15
- Títulos: 5