A seleção brasileira masculina de basquete começou com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Diante do México, o time comandado por Gustavo de Conti marcou 74 a 54, no ginásio polidesportivo do Estádio Nacional.
Contra os mexicanos, o Brasil dominou os três primeiros quartos da partida (19x10, 23x13 e 18x13) e apenas administrou a vantagem nos 10 minutos finais, fechando a partida com confortáveis 20 pontos à frente.
No Pan, o Brasil tem uma seleção formada por jogadores que atuam em clubes brasileiros. A única exceção é o armador Reynan, que joga nos Estados Unidos. Gabriel Jaú, que foi cortado na véspera do Mundial, foi o cestinha do jogo. Ele terminou com 14 pontos e seis rebotes. Gui Deodato marcou 13 pontos e deu três assistências. Com a mesma pontuação e quatro rebotes, Márcio foi outro destaque da seleção brasileira.
— Estou feliz de participar do meu primeiro Pan e ajudar o time em busca do ouro. Tivemos poucos dias de treinos, mas estava todo mundo bem concentrado. Todos estavam com a confiança grande no que precisava ser feito, tanto na defesa como no ataque, então a equipe toda está de parabéns. Acho que fizemos um excelente trabalho dentro do que planejamos e agora é seguir firme. Amanhã (quarta-feira) já tem mais um jogo — disse Gabriel Jaú.
O Brasil volta a jogar nesta quarta, às 20h, contra o Chile. Na quinta, a seleção vai enfrentar a Venezuela.