O Brasil encerrou sua campanha na disputa da bocha dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com uma medalha de ouro e outra de bronze. Neste sábado (25), o título foi ganho por Andreza Oliveira, Yuri Thauan e Maciel Santos na competição por equipes das categorias BC1/BC2.
Depois de superarem a equipe da Argentina, no desempate, eles derrotaram o Canadá, na decisão, por 8 a 2.
Na categoria BC3 de duplas mistas, Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho perderam a semifinal para o Peru por 3 a 2, mas se recuperaram na decisão da medalha de bronze e derrotaram a Colômbia por 6 a 2, garantindo um lugar no pódio.
Mais duas duplas do Brasil disputaram medalhas de bronze. Na categoria BC4, André Martins e Josiane Batista perderam a semifinal para a Colômbia, por 7 a 3, e na disputa do terceiro lugar foram superados pelo México, por 4 a 3.
André Martins e Josiane Brito disputaram o bronze da classe BC4, mas perderam para o México por 4 a 3.
Na bocha paralímpica as partidas são disputadas com 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280 gramas. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que, é conhecida como Jack. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio (calhas), e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.