O atletismo do Brasil voltou a subir no pódio do Jogos Pan-Americanos de Santiago. Se no primeiro dia foram quatro medalhas, uma de ouro e três de prata, nesta terça-feira (31) foram mais duas pratas, com Felipe Bardi nos 100 metros rasos, e José Fernando "Balotelli" Ferreira no decatlo. Além de um bronze, com Altobeli da Silva nos 5.000 metros.
A aguardada final dos 100 metros tinha dois brasileiros: Felipe Bardi e Erik Cardoso, que nesta temporada se tornaram os primeiros velocistas do país a correr a prova abaixo dos 10 segundos. Após duas queimadas de largada, mas sem desclassificação, o dominicano José Alnardo González repetiu o tempo das eliminatórias e levou o ouro com 10s30. Bardi chegou em segundo com 10s31, superando Emanuel Archibald, de Guyana, que também fez 10s31, mas ficou com o bronze, enquanto Erik foi quarto com 10s36.
Um resultado bastante comemorado foi a prata de Balotelli no decatlo. Consistente desde o primeiro dia, ele fez boas provas nesta terça e garantiu a segunda posição com 7.748 pontos contra 7.834 do chileno Santiago Ford. O bronze ficou com o norte-americano Ryan Talbot, que marcou 7.742. Outro brasileiro, Felipe Vinícius dos Santos não completou as 10 provas.
Altobeli da Silva chegou ao Chile com um ouro (3.00m com obstáculos) e uma prata (5.000m) dos Jogos de Lima em 2019. Nesta terça, ele colocou uma nova cor de medalha em seu currículo, o bronze nos 5.000 metros.
Na prova, o paulista de 32 anos foi o quarto colocado, mas como o mexicano Fernando Daniel Martinez, que havia vencido a prova, foi desclassificado, ele acabou herdando uma vaga no pódio. A nova classificação teve o ouro com o norte-americano Kasey Knevelbaard e a prata com o canadense Charles Philibert-Thiboutot.
O Brasil quase faturou um quarto pódio nos 100 metros feminino. Ana Carolina Azevedo fez uma boa prova e, com o tempo de 11s58, terminou em quarto lugar. A campeã foi a cubana Yunisleidy García, com 11s36, seguida por Jasmine Abrams, de Guyana, com 11s52, e por Michelle-Lee Ahye, de Trinidad e Tobago, com 11s53.