Um dia intenso de baterias na praia de Punta de Lobos, em Pichilemu, terminou com duas surfistas brasileiras classificadas para a final dos Jogos Pan-Americanos. Tatiana Weston-Webb, no shortboard, e Aline Adisaka, no stand up paddle (SUP), venceram seus confrontos e disputarão o ouro, na próxima segunda-feira (30). Os próximos dois dias não terão competições devido às condições do tempo.
Número 8 do mundo, Tati chegou ao Pan como uma das principais favoritas à medalha de ouro. Agora, já tem grande parte do objetivo cumprido.
— Eu vim aqui com um objetivo na cabeça, de ganhar uma medalha para o Brasil. E é uma experiência sempre muito incrível quando eu consigo competir com a camisa do Time Brasil. É uma honra gigante, eu amo esse sentimento. E agora vamos com tudo para a próxima — afirmou a gaúcha, que para se classificar para a decisão venceu Leilani McGonable, da Costa Rica.
No stand up padle (SUP), Aline Adisaka superou a colombiana Isabella Brady e também disputará a medalha de ouro. Ela que surfou na última bateria do dia, em condições extremas, celebrou a classificação para a final do Pan.
— Me sinto abençoada por essa oportunidade. Tudo tem um propósito, e com muito trabalho duro a gente pode alcançar nossos sonhos. Chegar nessa final é a realização de um sonho. O Time Brasil está muito forte, estamos fazendo um trabalho incrível — afirmou a paulista, vice-campeã do ISA Games 2023.
Carlos Bahia e Chloé Calmon, no longboard, e Luiz Diniz, no SUP, sofreram derrotas nas semifinais do evento principal e na segunda-feira enfrentarão os campeões da repescagem para tentarem uma vaga na grande final do Pan. Caso percam, ficarão com as medalhas de bronze.
Na segunda, também será disputada a prova do SUP Race, e o Brasil poderá conquistar mais duas medalhas, com Lena Ribeiro e David Leão.