Por volta das 14h desta sexta-feira (6), o São José embarca para a viagem mais importante de sua história. Depois de treinar pela manhã, o elenco percorrerá os 600 km que separam o Passo D'Areia de Brusque, onde, no domingo, às 16h, enfrentará o time homônimo em jogo que vale o inédito acesso à Série B do Brasileirão para o clube da Capital.
Apesar do momento histórico, o elenco começou a focar na partida em Santa Catarina apenas na quinta-feira (5). Na quarta-feira (4), o técnico Thiago Gomes colocou o seus principais jogadores para enfrentar o Grêmio pela Copa FGF. A vitória por 2 a 1 garantiu um lugar na final contra o São Luiz. O campeão do torneio conquista uma vaga na Copa do Brasil, eis a razão do interesse. A única ausência foi o volante Nonato, que se recupera de lesão muscular, mas deve atuar no fim de semana.
— É a semana mais importante do Esporte Clube São José nos últimos anos, é um jogo que pode mudar o patamar da instituição, da comissão e de nós jogadores. A dedicação e o empenho essa semana estão redobrados para estarmos 100% preparados para o jogo — ressalta o zagueiro Lucas Cunha.
Suspenso, o zagueiro Fredson será desfalque. O atacante Guilherme Beléa está recuperado de lesão e retorna à equipe.
O São José é obrigado a vencer caso queira terminar em segundo lugar no Grupo B e subir para a Série B. Além da vitória, precisa que o São Bernardo não vença o Operário-PR, em Ponta Grossa.
O Brusque está em situação confortável. O clube catarinense assegurou a vaga para retornar à Segunda Divisão nacional e também o primeiro lugar do grupo, garantindo um lugar na final. A motivação no jogo está em manter a melhor campanha da fase para fazer o segundo jogo da decisão em casa.
— Acreditamos que eles irão jogar com força máxima pois eles querem trazer o jogo de volta da final para Brusque, então sabemos que será uma verdadeira guerra, um jogo de muita estratégia e que será decidido nos detalhes. Quem estiver mais concentrado e atento sairá com o resultado positivo, vamos trabalhar para que sejamos nós — afirma Lucas.
A direção organiza um ônibus para levar os familiares dos jogadores para assistir à partida em Santa Catarina. Já as finais da Copa FGF estão marcadas para os dias 11, em Ijuí, e no dia 15, em Porto Alegre. O São José vive dias intensos.