O técnico da seleção uruguaia, Marcelo Bielsa, comunicou sua intenção de convocar os astros da Celeste, Luis Suárez e Édinson Cavani, para os próximos dois jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, informou nesta terça-feira (31) à mídia.
O treinador argentino poderá assim convocar os dois veteranos para os dois jogos da Data Fifa em novembro, em que o Uruguai enfrentará a Argentina na quinta-feira, dia 16, em Buenos Aires, e a Bolívia, na terça-feira, dia 21, em Montevidéu.
A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) não divulga a lista de jogadores reservados por decisão da comissão técnica, mas diversos meios de comunicação especializados e jornalistas noticiaram a decisão de Bielsa sobre Suárez (do Grêmio) e Cavani (do Boca Juniors), ambos de 36 anos.
Maior artilheiro de todos os tempos da seleção uruguaia, com 68 gols, Suárez, marcou no último fim de semana o 550º gol da carreira e faz boa temporada no Grêmio. 'El Matador', que no sábado vai disputar a final da Copa Libertadores contra o Fluminense, marcou três gols desde sua estreia no Boca.
Mas nem Suárez nem Cavani, artilheiros da seleção uruguaia, com 68 e 58 gols, respectivamente, foram convocados para nenhum dos quatro jogos do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Bielsa, que assumiu o cargo em maio, tampouco os convocou para os dois amistosos anteriores.
O treinador, muito questionado por deixá-los de fora, falou sobre o assunto no dia 2 de setembro, em entrevista coletiva antes da primeira partida do Uruguai nas Eliminatórias, na qual garantiu que são jogadores "convocáveis".
"A partir disso", destacou, "minha obrigação é escolhê-los ou não cada vez que uma convocação for feita".
"Tenho muita consideração pelos jogadores que adquirem o status de ídolos", disse na ocasião.
Com Bielsa, o Uruguai é o segundo colocado das Eliminatórias, atrás apenas da atual campeã mundial Argentina.
A Celeste tem sete pontos, assim como Brasil e Venezuela, mas lidera o trio graças ao melhor saldo de gols. Venceu o Chile por 3 a 1 em casa na estreia, depois perdeu para o Equador por 2 a 1 em Quito, empatou (2-2) com a Colômbia em Barranquilla e venceu a Seleção Brasileira por 2 a 0 em Montevidéu.
* AFP