Uruguai e Chile deram a largada na busca por uma vaga no Mundial de 2026 nesta sexta-feira (8). No Centenário, em Montevidéu, os mandantes levaram a melhor e venceram por 3 a 1, com gols de De la Cruz, duas vezes, e Valverde, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Vidal descontou para os visitantes.
A Celeste, de Marcelo Bielsa, teve o goleiro Rochet, do Inter, como titular. Pouco acionado, teve apenas uma defesa durante os 90 minutos e nada pôde fazer para evitar o gol chileno. O Chile teve o volante Aránguiz, também do Colorado, escalado desde o início. O volante Carballo, do Grêmio, entrou apenas nos minutos finais da partida.
Com a força de estar atuando em casa, o Uruguai foi muito superior no primeiro tempo. Aos 37, De la Cruz aproveitou a escorada de Darwin Núnez, dentro da área, e finalizou para abrir o placar. Aos 46, Valverde aproveitou e chutou cruzado, ampliando a vantagem com um belo gol.
Aos 20 da etapa final, Aránguiz, de atuação discreta, foi substituído por Vidal. Darwin Núñez seguia insistindo, mas foi De la Cruz, aos 25, que anotou mais um. O terceiro dos uruguaios. Aos 28, Vidal conseguiu diminuir, ao aproveitar a sobra da bola na área e concluir contra Rochet.
Aos 41, Bielsa chamou Carballo para o lugar de De la Cruz. O atleta gremista, no entanto, pouco tempo teve de tocar na bola. O Uruguai volta a campo na terça-feira (12), contra o Equador, em Quito. No mesmo dia, Chile e Colômbia se enfrentam em Santiago.