Há exemplos de jogadores renomados do futebol europeu que se destacaram pelos clubes por onde passaram, mas hoje estão desempregados e à procura de novos contratos.
Embora o histórico de Copa do Mundo e Champions League de alguns, eles não estão encontrando espaços em times considerados grandes da Europa e podem até continuar suas carreiras em mercados alternativos.
A lista no momento é extensa e há nomes que chamam atenção pela falta de rumo.
Atletas livres no mercado
Eden Hazard
O atacante de 32 anos teve uma carreira vitoriosa por onde passou e foi o principal nome da famosa "geração belga", na última década. Hazard foi destaque do Chelsea entre 2012 e 2019, com dois títulos da Premier League e um futebol encantador.
Por conta disso, ele foi contratado pelo Real Madrid para ser o substituto de Cristiano Ronaldo — na época se transferiu para a Juventus. Entretanto, o belga não foi nem de perto o jogador que atuou no futebol inglês. Na Espanha, ele conquistou o campeonato nacional e uma Champions League, mas longe de ser destaque da equipe.
Lesões e desempenho fraco fizeram com que o Real Madrid desistisse de Hazard um ano antes do final do contrato. O belga está sem clube desde o início da temporada e pode retornar ao seu país para defender uma equipe local.
David De Gea
O goleiro espanhol de 32 anos defendeu o Manchester United por 12 temporadas e fez mais de 500 jogos pelos Red Devils. No entanto, com a chegada de Onana nesta temporada, ele foi deixado de lado e não renovou seu contrato.
Pelo United, De Gea viveu altos e baixos. Ele venceu uma Premier League, algumas copas nacionais e o título da Liga Europa de 2016/2017. No entanto, o goleiro também esteve presente em momentos ruins da equipe inglesa, como goleadas inesperadas e temporadas fracas.
Nas últimas semanas, surgiram notícias de que De Gea pode se aposentar do futebol. Por enquanto, nenhum clube demonstrou interesse nos serviços do espanhol.
Jérôme Boateng
O zagueiro alemão de 35 anos fez parte de uma geração vencedora do Bayern de Munique e da seleção nacional. Em dez temporadas pelo clube bávaro, Boateng venceu nove títulos da Bundesliga, duas Champions League e diversas copas nacionais.
Pela Alemanha, o zagueiro foi campeão mundial em 2014, no Brasil, sendo considerado um dos melhores do torneio. Após fazer história no Bayern, ele se transferiu para o Lyon, da França, onde permaneceu duas temporadas.
No entanto, enquanto defendia a equipe francesa, Boateng foi acusado pela ex-namorada de violência doméstica. Esse fator pode manchar e acabar com uma das carreiras mais vitoriosas do futebol no século 21.
Jesse Lingard
Uma das grandes promessas reveladas pelo Manchester United, que teve altos e baixos na carreira e agora se encontra sem clube. Lingard tem 30 anos e disputou a última temporada pelo Nottingham Forest.
Pelos Red Devils, o meia-atacante foi emprestado para diversos clubes no início da carreira, mas recebeu chances entre 2015 e 2020. Ele esteve no título da Liga Europa e conseguiu algumas temporadas de destaque, mas sem consistência.
Lingard não conseguiu provar o que era esperado quando foi revelado. Por isso, o United decidiu não renovar seu contrato em 2022. No Forest, o inglês também não teve sorte e foi dispensado. Sem clube, Lingard está sendo especulado no futebol saudita, mas sem nenhum confirmação até o momento.
Radja Nainggolan
O volante belga teve carreira de destaque no futebol italiano. Pela Roma e pela Inter de Milão, Nainggolan chamou a atenção pelo seu estilo de jogo agressivo e belos gols de fora da área. Entretanto, ele não conseguiu vencer nenhum título na Itália.
Sua única conquista foi quando retornou ao futebol da Bélgica. Aos 35 anos, ele ajudou o Royal Antwerp a vencer o campeonato nacional. Porém, Nainggolan foi suspenso pela equipe por fumar um cigarro eletrônico no banco de reservas por tempo indeterminado e depois dispensado pelo comportamento.
Ele voltou ao futebol italiano, para ajudar o Spal a voltar à elite. Contudo, a equipe foi rebaixada para a Série C e o belga ficou sem clube. Nainggolan chegou a ser especulado para jogar no futebol brasileiro pelo Vasco, mas não houve nenhum acerto entre as partes.