O Brasil foi eliminado pela Letônia, grande surpresa da Copa do Mundo de basquete masculino, que avançou às quartas de final ao vencer por 104 a 84, neste domingo (3), em Jacarta, na Indonésia.
Após a derrota os brasileiros precisaram torcer para a Espanha vencer o Canadá no outro jogo do Grupo L para garantir a segunda vaga das Américas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. E a torcida deu certo por 39 minutos, já que os espanhóis lideraram o marcador até o último minuto. Porém, após estarem perdendo por 12 pontos, com uma forte reação, os canadenses empataram em 80 a 80 e depois assumiram a liderança até o final em 88 a 85, eliminando a atual campeã mundial e europeia.
Com o resultado, o Canadá terminou em primeiro da chave, seguido pela Letônia, Espanha e o Brasil, que terminou em último. Os canadenses também se classificaram para as Olimpíadas, ao lado dos Estados Unidos.
Agora, a seleção brasileira terá que disputar um torneio Pré-Olímpico, no ano que vem para lutar por uma das quatro vagas que restam nos Jogos de Paris-2024. Os rivais ainda serão definidos pela Federação Internacional de Basketball (FIBA). No total, serão 24 seleções divididas em quatro grupos de seis. Apenas os melhores de cada chave irão se classificar para Paris.
Com o resultado deste domingo, as quartas de final estão definidas: o Canadá enfrentará na quarta-feira a Eslovênia de Luka Doncic, enquanto a Alemanha jogará contra a grande surpresa Letônia.
Lituânia faz jogo perfeito e quebra invencibilidade dos EUA
Em um resultado surpreendente, os Estados Unidos sofreram sua primeira derrota, para a Lituânia (110 x 104) em Manila, nas Filipinas. Com o resultado, a equipe comandada por Steve Kerr ficou em segundo J e vai enfrentar a Itália, na terça-feira (5), pelas quartas de final, enquanto os lituanos vão encarar a Sérvia.
Na partida deste domingo, a Lituânia fez um primeiro quarto fortíssimo e marcou 31 a 12. Os americanos até tentaram reagir, mas jamais conseguiram liderar o placar. Com 35 pontos, o ala-armador Anthony Edwards foi o cestinha, mas sua atuação foi insuficiente para suplantar o trabalho coletivo dos europeus.
Confira as quartas de final da Copa do Mundo:
Lituânia x Sérvia
Itália x EUA
Alemanha x Letônia
Canadá x Eslovênia
* AFP